Evento aconteceu no último sábado na quadra da agremiação da zona leste
![]() |
A espera acabou em com a quadra lotada, a comunidade da Acadêmicos do Tatuapé conheceu no último sábado (04) o samba-enredo que embalará o sonho do tricampeonato no grupo Especial.
A escola despediu-se com pompa do carnaval 2018 e desbrava novos desafios para 2019. Apesar do frio que fez na noite paulistana, isso não deteve quem foi acompanhar o evento da escola.
Acompanhe agora com a equipe do Portal JIO Folia o que de melhor aconteceu na festa da bicampeã do nosso carnaval.
Apresentações abrem as festividades
A zona leste estava em festa e, ao entrar na quadra da Tatuapé, uma animada roda de samba recebia os convidados e preparava para o espetáculo que estava por vir. Por volta das 23 horas, a bateria mirim, formada por integrantes da escolinha de bateria da Tatuapé, começou o esquenta da escola. Após apresentações de dança da comissão de frente, ala de passistas e outros segmentos da escola, o time de canto assumiu seu posto e liderados pelo intérprete Celsinho Mody o espetáculo começou.
Bateria Qualidade Especial
Torna-se impossível falar de uma escola de samba sem falar de sua batucada. A mesma escalada meteórica para consolidar-se como grande escola pode ser usada também para seus batuqueiros. Comandados por mestre Higor, a bateria da Tatuapé apresenta evolução constante de ritmo e andamento. Na festa foi possível notar e destacar a sua linha de surdos de primeira e segunda, caixas e repiniques. Um andamento agradável de se ouvir e que também ressalta os demais instrumentos da bateria.
![]() |
Presidente Eduardo divulgando processo eliminatório do concurso de samba enredo |
A escola que acredita em busca do Tri!
Após a apresentação de sambas que marcaram a trajetória da escola, o presidente Eduardo dos Santos subiu ao palco para dar o pontapé inicial ao carnaval 2019. Ele contou que o sistema de eliminatória de samba-enredo na agremiação contou com 21 obras inscritas neste ano. A decisão tomada pela comissão de carnaval e setores da escola consagrou pelo terceiro ano consecutivo a parceria de Fabiano Tenor, Mike Cândido e Luiz Fernando Ramos como vencedora. No final do discurso, o presidente pediu para que a comunidade continue apresentando a mesma garra, determinação e disciplina no próximo ano.
Com a cantora Negra Jane, a comunidade conheceu o samba em forma de oração em uma apresentação belíssima. Logo em seguida, um dos principais interpretes do carnaval deu forma para a obra. Celsinho Mody e o time de canto da Tatuapé cantaram a saga dos bravos guerreiros. Sem dificuldade, a uma comunidade acompanhou a letrar que já estava na ponta da língua. Festa no quilombo Tatuapé, mais uma vez a porta da senzala estava aberta, onde o povo brasileiro está mostrando sua voz através de sua expressão na festa mais popular do país.
No pique de uma escola campeã
A Acadêmicos do Tatuapé é literalmente um foguete em franca ascensão. Apresentando bons enredos sempre aliados a sambas diferenciados, ano a ano a escola conquista novas marcas dentro do grupo Especial do carnaval paulistano.
Tudo começou em 2016, quando o surpreendente desfile à luz do dia sobre a Beija Flor de Nilópolis rendeu para a escola o vice-campeonato do grupo Especial. A Tatupé ficou apenas a 0,3 décimos da campeã daquele ano, a Império de Casa Verde. Na ocasião, a multicampeão Mocidade Alegre ficou em terceiro lugar.
Em 2017 um desfile e samba-enredo arrebatadores garantiram à escola o primeiro campeonato. Em uma disputa acirrada, a Tatuapé competiu décimo a décimo com a escola Dragões da Real e para os jurados, o que Celso Mody e a comunidade cantaram trouxe mais emoção, além de contar com primor a proposta do enredo.
O bicampeonato aconteceu em 2018, ano da disputa mais concorrida dos últimos carnavais. A agremiação da zona leste superou as escolas Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior e quase gabaritou todos os quesitos, porém, perdeu 0,1 décimo no quesito samba-enredo.
Para 2019, a escola busca o tri- campeonato. Na história recente, a única agremiação a conseguir o feito é a do bairro do Limão, com vitórias nos anos de 2012, 2013 e 2014.
A Acadêmicos do Tatuapé será a 5ª escola a desfilar na sexta-feira, dia 01 de março. O enredo é assinado pelo carnavalesco Wagner Santos e a agremiação levará o enredo “Bravos Guerreiros: Por Deus, pela honra, pela justiça e pelos que precisam de nós”.
Texto: Marcelo Almeyda
Revisão: Lívia Martins
Comentários
Postar um comentário