Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por Raimundo Muniz, mas não houve participação dos bumbás. A primeira disputa veio no segundo Festival.
O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.
Até 2005 era realizado sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho. Uma lei municipal mudou a data para o último fim de semana desse mesmo mês.
NESTE ANO O FESTIVAL ACONTECERÁ NOS DIAS 30 DE JUNHO, 1 E 2 DE JULHO (SEXTA, SÁBADO E DOMINGO) AO VIVO PELA TV CULTURA!
ITENS (QUESITOS) AVALIADOS
O Festival é avaliado em 21 itens (quesitos) que são divididos em 3 Blocos (Bloco A - Musical / Bloco B - Cênico / Bloco C - Artístico) onde cada um é composto por 7 itens.
São 10 jurados que avaliam as apresentações, sendo 1 deles o presidente do júri (que tem como objetivo coordenar os processos relacionados ao júri e ler as notas na apuração) e os outros 9 são divididos em 3 jurados por Bloco, tendo a missão de avaliar todos os 7 itens dos 2 bois nas 3 noites de apresentação do Bloco que lhe for designado.
OBSERVAÇÃO: VÍDEOS MERAMENTE ILUSTRATIVOS, A MAIORIA SÃO DO CAPRICHOSO EM FUNÇÃO DO CANAL "BOI DE PARINTINS" NO YOUTUBE TER FEITO 12 VÍDEOS EXPLICANDO 12 ITENS.
BLOCO A - COMUM/MUSICAL
- Apresentador - Item 1
- Levantador de Toadas - Item 2
- Marujada ou Batucada - Item 3
Dá sustentação rítmica à apresentação. Serve de base ao espetáculo, fornecendo o ritmo das toadas. Deve ter cadência e harmonia. Cada marujada ou batucada é formada por cerca 400 ritmistas.
- Amo do Boi - Item 6
- Toada Letra e Música - Item 11
A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um
grupo de mais 400 ritmistas. Os dois Bois dançam e cantam por um período de
três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. As letras das
canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem
também sons da floresta e canto de pássaros. Apenas UMA toada é avaliada nesse item, a qual o Boi escolhe e o Apresentador anuncia para o jurado avalia-la enquanto entoada.
- Galera - Item 19
- Organização e Conjunto Folclórico - Item 21
Reunião de itens: individuais, artísticos e coletivos, embasados no conteúdo da noite, dispostos organizadamente na arena. Considera-se: harmonia, velocidade de apresentação, liberdade de movimentos na arena e tempo compatível.
BLOCO B - CÊNICO/COREOGRÁFICO
- Porta Estandarte - Item 5
Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.
- Sinhazinha da Fazenda - Item 7
É a filha do dono da fazenda. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e do público.
- Rainha do Folclore - Item 8
Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.
- Cunhã-Poranga - Item 9
Dão um banho de charme, beleza e simpatia. Cunhã Poranga é a moça mais bela da tribo dá um show de magia, irradiando toda a sua beleza nativa, de olhar selvagem, com seu lindo corpo emoldurado de penas.
- Boi-Bumbá (Evolução) - Item 10
É o símbolo da manifestação popular. Motivo e razão de ser do festival. Deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real.
- Pajé - Item 12
É o curandeiro, xamã, sacerdote. Ponto de equilíbrio das tribos. Precisa apresentar expressão corporal e facial, movimentos harmônicos, segurança e domínio do espaço cênico.
- Coreografia - Item 20
Os movimentos de dança apresentados durante todo o espetáculo. Avalia-se: dinâmica, movimentos, ritmo e sincronia.
BLOCO C - ARTÍSTICO
- Ritual Indígena - Item 4
- Tribos Indígenas - Item 13
- Tuxauas - Item 14
Chefe supremo da tribo. Representação alegórica do imaginário
indígena e caboclo da Amazônia. Manter a fidelidade ao tema da noite, ser rico
em detalhes nas confecções do capacete.
- Figuras Típicas Regionais - Item 15
Algum símbolo da cultura amazônica, que homenageie as raízes da terra.
- Alegorias - Item 16
Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para a apresentação. Considera- se acabamento, execução, funcionalidade, porte e estética.
- Lenda Amazônica - Item 17
Ficção que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo.
Imaginação, envolvimento e encenação são importantes neste item.
- Vaqueirada - Item 18
Guardiã do Boi. Deve apresentar tradição, sintonia e coreografia.
Parabéns, mas mesmo assim não entendi quase nada. Vocês irão transmitir o festival?
ResponderExcluirO festival será transmitido nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho pela TV Cultura a partir das 21 horas horário de brasília!
ExcluirParabéns, muito didático e explica muito bem.
ResponderExcluirMoro no Rio de janeiro,adoro Assistir o festival de Parentis,meu boi preferido do Boi Garantido ❤️
ResponderExcluir