Conheça como funciona e quais são os ITENS (quesitos) avaliados no Festival de Parintins!



O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas.

Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por Raimundo Muniz, mas não houve participação dos bumbás. A primeira disputa veio no segundo Festival.

O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.

Até 2005 era realizado sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho. Uma lei municipal mudou a data para o último fim de semana desse mesmo mês.

NESTE ANO O FESTIVAL ACONTECERÁ NOS DIAS 30 DE JUNHO, 1 E 2 DE JULHO (SEXTA, SÁBADO E DOMINGO) AO VIVO PELA TV CULTURA!

ITENS (QUESITOS) AVALIADOS

O Festival é avaliado em 21 itens (quesitos) que são divididos em 3 Blocos (Bloco A - Musical / Bloco B - Cênico / Bloco C - Artístico) onde cada um é composto por 7 itens. 

São 10 jurados que avaliam as apresentações, sendo 1 deles o presidente do júri (que tem como objetivo coordenar os processos relacionados ao júri e ler as notas na apuração) e os outros 9 são divididos em 3 jurados por Bloco, tendo a missão de avaliar todos os 7 itens dos 2 bois nas 3 noites de apresentação do Bloco que lhe for designado.

OBSERVAÇÃO: VÍDEOS MERAMENTE ILUSTRATIVOS, A MAIORIA SÃO DO CAPRICHOSO EM FUNÇÃO DO CANAL "BOI DE PARINTINS" NO YOUTUBE TER FEITO 12 VÍDEOS EXPLICANDO 12 ITENS.

BLOCO A - COMUM/MUSICAL

  • Apresentador - Item 1
A ópera do Boi tem um apresentador oficial, que comanda todo o espetáculo. O levantador de toadas faz a trilha sonora e dá um show de interpretação, transmitindo empolgação à sua Galera (torcida). Em Parintins, a figura do apresentador é rapidamente remetida à imagem de Paulinho Faria, que foi apresentador do Boi-Garantido por 26 anos.


  • Levantador de Toadas - Item 2
Todas as músicas que fazem a trilha sonora das apresentações são interpretadas pelo levantador de toadas. Trata-se de uma figura importante, já que a técnica, a força e a beleza de sua interpretação não só valem pontos como ajudam a trazer à tona a emoção dos brincantes. David Assayag e Arlindo Jr são os mais reconhecidos levantadores de Garantido e Caprichoso.        



  • Marujada ou Batucada - Item 3
Dá sustentação rítmica à apresentação. Serve de base ao espetáculo, fornecendo o ritmo das toadas. Deve ter cadência e harmonia. Cada marujada ou batucada é formada por cerca 400 ritmistas.


  • Amo do Boi - Item 6
Amo do Boi, com seu jeito caboclo, exalta a originalidade e a tradição do nosso folclore, bem como provoca o Boi e o Amo rival (sem ofender a pessoa, apenas provocando o "personagem" do Amo) fazendo soar o berrante e tirando o verso em grande estilo. É a chamada do Boi, que vem para bailar.


  • Toada Letra e Música - Item 11
A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um grupo de mais 400 ritmistas. Os dois Bois dançam e cantam por um período de três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros. Apenas UMA toada é avaliada nesse item, a qual o Boi escolhe e o Apresentador anuncia para o jurado avalia-la enquanto entoada.




  • Galera - Item 19
A galera (torcida) dá um show à parte. Enquanto um Boi se apresenta, sua galera participa com todo entusiasmo. Seu desempenho também é julgado. Do outro lado, a galera do contrário (adversário) não se manifesta, ficando no mais absoluto silêncio,  num exemplo de cordialidade, respeito e civilidade.



  • Organização e Conjunto Folclórico - Item 21

Reunião de itens: individuais, artísticos e coletivos, embasados no conteúdo da noite, dispostos organizadamente na arena. Considera-se: harmonia, velocidade de apresentação, liberdade de movimentos na arena e tempo compatível.


BLOCO B - CÊNICO/COREOGRÁFICO

  • Porta Estandarte - Item 5
Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.



  • Sinhazinha da Fazenda - Item 7
É a filha do dono da fazenda. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e do público.



  • Rainha do Folclore - Item 8
Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.



  • Cunhã-Poranga - Item 9
Dão um banho de charme, beleza e simpatia. Cunhã Poranga é a moça mais bela da tribo dá um show de magia, irradiando toda a sua beleza nativa, de olhar selvagem, com seu lindo corpo emoldurado de penas.


  • Boi-Bumbá (Evolução) - Item 10
É o símbolo da manifestação popular. Motivo e razão de ser do festival. Deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real.


  • Pajé - Item 12
É o curandeiro, xamã, sacerdote. Ponto de equilíbrio das tribos. Precisa apresentar expressão corporal e facial, movimentos harmônicos, segurança e domínio do espaço cênico.



  • Coreografia - Item 20
Os movimentos de dança apresentados durante todo o espetáculo. Avalia-se: dinâmica, movimentos, ritmo e sincronia.






BLOCO C - ARTÍSTICO
  • Ritual Indígena - Item 4
O Ritual Indígena é sempre conduzido pelo Pajé e conta ritos que eram ou ainda são realizados por tribos indígenas da amazônia.

  • Tribos Indígenas - Item 13
Dezenas de Tribos Masculinas e Femininas, com suas cores vibrantes, compõem um cenário tribal delirante, de coreografias deslumbrantes.


  • Tuxauas - Item 14
Chefe supremo da tribo. Representação alegórica do imaginário indígena e caboclo da Amazônia. Manter a fidelidade ao tema da noite, ser rico em detalhes nas confecções do capacete.



  • Figuras Típicas Regionais - Item 15
Algum símbolo da cultura amazônica, que homenageie as raízes da terra.



  • Alegorias - Item 16
Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para a apresentação. Considera- se acabamento, execução, funcionalidade, porte e estética.



  • Lenda Amazônica - Item 17
Ficção que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo. Imaginação, envolvimento e encenação são importantes neste item.



  • Vaqueirada - Item 18
Guardiã do Boi. Deve apresentar tradição, sintonia e coreografia.






Comentários

  1. Parabéns, mas mesmo assim não entendi quase nada. Vocês irão transmitir o festival?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O festival será transmitido nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho pela TV Cultura a partir das 21 horas horário de brasília!

      Excluir
  2. Parabéns, muito didático e explica muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Moro no Rio de janeiro,adoro Assistir o festival de Parentis,meu boi preferido do Boi Garantido ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário