ENTREVISTA COM JORGE MAYKO

Jorge é um Coreografo e Carnavalesco, atualmente ele está na Jucutuquara como Coreografo e na Chegou o Que Faltava como Carnavalesco. Vamos ver seu Histórico.


BREVE HISTÓRICO

Jorge Mayko


· Oficial administrativo
· Coreógrafo especializado em dança artística/ linha de frente para bandas e fanfarras.
·  Coreografo na Banda Marcial Terfina
·  Carnavalesco no Gres Chegou O Que Faltava
·  Coreógrafo na Banda Tambores de Iúna


26 anos

TRABALHOS REALIZADOS:
Rosas de Ouro – 2011
Pega no Samba – 2012/ 2013 e 2014
Unidos de Jucutuquara – 2015/2016 e 2017



Vamos a entrevista!!!


ALEX  - Quando iniciou a sua vontade de ser coreógrafo de comissão de frente? 

JORGE - Desde criança sempre fui fascinado por carnaval e especificamente por comissões de frente, sempre fui apaixonado pela junção de teatro e dança que o quesito oferta. Comecei a acompanhar o carnaval capixaba mais de perto em 2004 onde assistia desde os preparativos na  concentração das comissões de frente, desfie e vídeo por inúmeras vezes. Meu sonho era apenas desfilar como componente em uma comissão de frente e sentir aquela sensação de representar a sua escola interpretando um personagem e defendendo um quesito através da dança. Em 2009  surgiu a oportunidade de desfilar como componente na Independentes de Boa Vista através da indicação de um amigo e assim permaneci na equipe por 3 anos. Em 2011 por desenvolver trabalhos paralelos com dança fora o “mundo do carnaval” surgiu um convite para desenvolver junto a um amigo nossa própria comissão de frente e assim sigo minha caminhada imensamente feliz por realizar mais do que um sonho.


ALEX  - Uma comissão de frente sua que você considera inesquecível? 

JORGE - Todos os trabalhos  nos deixam inúmeras histórias, aprendizados e momentos inesquecíveis. A comissão que talvez tenha sido a mais marcante foi a do Pega no Samba 2012 com o enredo Beatles, pois ela foi o auge da minha carreira e responsável por diversos prêmios naquele ano mesmo tendo desfilado debaixo de chuva e muito vento


ALEX  - Você mais uma vez vai fazer a comissão da Jucutuquara, quais as suas expectativas para o próximo carnaval?

JORGE - É com muito prazer e responsabilidade que assino a comissão de frente da nação de Jucutuquara para o carnaval 2017. O enredo é algo super bacana de trabalhar e oportuniza várias linhas de desenvolvimento e temática. A cada ano busco trazer um diferencial não só pela obrigatoriedade do enredo mas sim por que o público merece ver novas formas de se contar uma história na passarela do samba. Os componentes já foram selecionados e iniciamos nossas atividades nesta primeira semana de agosto.


ALEX - Pensa em trabalhar nos carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro?

JORGE - Quem não almeja chegar aos incríveis carnavais do Rio e São Paulo? Creio que em todos os locais onde existe carnaval neste país todos os profissionais deslumbram com uma oportunidade. Gostaria imensamente de uma oportunidade para alcançar mais essa meta em minha carreira. Particularmente gostaria de trabalhar com comissão de frente no carnaval de São Paulo, pois vejo inúmeras agremiações com oportunidade de ousadia e crescimento no quesito. Toda e qualquer oportunidade é sempre bem-vinda em minha vida.


ALEX - Quem você tem como grande inspiração, um grande ídolo dentro da área coreográfica?

JORGE - Existem tanto profissionais magníficos e todos são dignos de aplausos mediante tanto trabalho e esforço mas tenho uma imensa admiração pelas comissões do Alex Neoral.

ALEX R - Recentemente você assumiu como carnavalesco o desfile da Chegou o Que Faltava. Como foi essa experiência como carnavalesco em 2016?

JORGE - Foi uma experiência maravilhosa e trabalhosa, mas que me trouxe um enorme orgulho em me descobrir em demais áreas dentro do carnaval. Mesmo sabendo que foi apenas 60% do projeto oficial para a avenida, eu e Vanderson (carnavalesco em parceria) ficamos muito felizes e realizados no qual esperamos crescer mais e mais.


ALEX  - Você continua na Chegou o que Faltava para o carnaval 2017 que, aliás, com um ótimo enredo. Conte-nos um pouco sobre ele.

JORGE - O enredo da Chegou o que Faltava para 2017 chama-se Lendário das águas: Místico, sagrado e Elemental. Esta temática nos faz viajar e refletir sobre a real importância do elemento água viajando pelas histórias, lendas e civilizações criadas pelo imaginário humano, as religiões e seus costumes finalizando com a importância do elemento para o homem.

Eis um breve resumo do nosso enredo:

Água!
Elemento primordial, fonte de vida pura, límpida e cristalina.
Água de rio, lago, lagoas, igarapés, mares e oceanos, água de chuva que lava a alma.
Obra da perfeição divina, água que desde o início dos tempos intriga o homem e gera fascínio, admiração e medo.
Homem este, que anseia por explicações para a origem da vida, do mundo e dos elementos nele existentes.
Aguçando a imaginação, a fim de responder essas perguntas, a humanidade cria os mitos, lendas e religiões, onde desafiado a decifrar os mistérios da vida, faz da água sua protagonista.
O temor causado pela fúria de rios e mares, volumosas quedas d’água e terríveis tempestades cria monstros terríveis, mas também eleva à água a categoria de divina, personificando deuses e suas forças.
A beleza da calmaria das águas que reflete tudo a sua volta origina seres fantásticos de rara beleza que seduzem com seu encanto.
Com o passar do tempo, surgimento e avanços da ciência, despontam novas teorias e explicações onde tudo se torna fantasia que povoou a mente humana no passado.
Mas a água, essencial a vida de todas as formas, não deixa de ser a estrela principal da existência.
E hoje, na infinita poesia carnavalesca o GRES Chegou O Que Faltava, canta e clama por ela, Mística, Sagrada e Elemental: Lendária Água!


ALEX  - Jorge, obrigado pela participação, muito sucesso, um obrigado de todos os moderadores do JIO.

JORGE - Agradeço imensamente pelo convite, é sempre um prazer falar de carnaval, principalmente do carnaval capixaba onde inúmeros profissionais, sambistas e foliões lutam para colocar o nosso desfile na avenida em meio a tantas dificuldades e desde já estão todos convidados a acompanhar ou até mesmo conhecer o desfiles e escolas capixaba.








Comentários

  1. Excelente entrevista. Gostei de todas as perguntas... boa sorte garoto na Jucutuquara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado ;)
      O nosso carnaval capixaba só tem a crescer !

      Excluir
  2. Precisamos de mais entrevistas e matérias sobre nosso carnaval capixaba... Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  3. O trabalho no Pega no Samba em 2012 foi impecável... nunca esqueço aquele dia do nosso desfile que foi lindo! PARABÉNS ao Blog e espero que o nosso Carnaval tenha destaque aqui fora da época de carnaval como essa entrevista.

    ResponderExcluir
  4. Quando será a próxima entrevista com nossos representantes capixabas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://jiofolia.blogspot.com.br/2016/10/jio-entrevista-paulo-balbino.html
      Entrevista co o Paulo Carnavalesco da Piedade.

      Excluir
  5. Obrigado a todos pelo carinho !
    E viva o nosso carnaval capixaba

    ResponderExcluir

Postar um comentário