Você sabia que Parintins tem um Terceiro Boi Bumbá? Conheça o Boi Bumbá Campineiro!


O que talvez poucas pessoas têm conhecimento, é que existe um terceiro boi em Parintins, que inclusive chegou a disputar o Festival de Parintins, o Boi Campineiro representado pelas cores Verde e Amarelo, e tem como símbolo o Sol.

A primeira vez que o Campineiro disputou o Festival de Parintins foi em 1978. Após a troca do local onde se realizava o Festival de Parintins, o Boi Caprichoso alegando a falta de segurança do local participou apenas da primeira noite, assim o Boi Campineiro disputou o Festival daquele ano com o Boi Garantido, com Vitória do Boi Vermelho e Branco.

Em 1982, o Boi Caprichoso em sinal de protesto por ter demorado a receber as verbas públicas e alegando que o Boi Garantido teria recebido as verbas com antecedência, optou mais uma vez em não participar do Festival de Parintins. Para manter a disputa o Boi Campineiro foi convidado mais uma vez a participar do Festival, disputando com o Boi Garantido que se sagrou bicampeão com cima do rival.

Uma das hipóteses para que o Boi Campineiro não tenha “vingado” na disputa do Festival de Parintins, seja por que a rivalidade maior seja entre Caprichoso e Garantido, não tendo um rival direto.

Em 2013 ano do Centenário dos Bumbás, cogitou-se que o Bumbá abrisse a primeira noite de disputa como forma de homenageá-lo, ideia essa que não saiu do papel.


Texto: Venícius Rocha
Revisão: João Salles

Comentários