Conheça o Tema que o Boi Caprichoso apresentará no Festival de Parintins 2018!

O 53º Festival Folclórico de Parintins que acontece daqui a duas semanas (29 e 30 de junho e 01 de julho) marcará mais um duelo entre os Bois Garantido e Caprichoso (Vermelho x Azul) no Bumbódromo de Parintins/AM.
A transmissão do Festival ficará por conta da TV ACrítica (Emissora Local) que cedeu os direitos de transmissão para a TV Cultura poder passar para TODO O BRASIL. 

Logo Oficial - Boi Bumbá Caprichoso 2018
Começamos falando do Boi Bumbá Caprichoso, atual campeão, levará para o 53º Festival Folclórico de Parintins o tema: “Sabedoria Popular: Uma revolução ancestral”.

Em preparação desde setembro do ano passado para apresentar um grandioso espetáculo nas três noites de festival, no ano de 2018, o boi azul e branco chega para a disputa do bicampeonato apostando na manutenção do quadro geral de artistas e itens que foi campeão ano passado.

De acordo com Ericky Nakanome, coordenador do Conselho de Artes do bumbá azul e branco, o tema remete a brincadeira do boi de Parintins, legado de muitas famílias e de múltiplas construções ancestrais "O caboclo simples revolucionou uma pequena cidade no interior do Amazonas e por meio da arte transformou Parintins, com um dos maiores espetáculos da terra, com criatividade. Esse tema embasado nasceu logo depois do festival deste ano", explicou.

O Conselho de Artes do Boi Caprichoso divulgou um texto explicando melhor o tema: 

"Quando os tambores do tempo anunciaram que o paraíso amazônico, seria a pátria dos mil povos, a ancestralidade indígena, ora revolta, outrora calma, abriu-se, para receber as marcas étnicas que iriam assinalar para sempre a nossa identidade cultural. Culturalmente, somos todos índios, portugueses, imigrantes, asiáticos, africanos, somos mestiços, carregamos em nossa alma um pouco de cada éthos, amalgamados em saberes, crenças, costumes  e tradições  diversas, banhadas num rio de  resistência que carrega em si a bravura de “mil heróis” e sacramentada em uma arte, capaz de revolucionar através do belo a simplicidade de uma pacata cidade, que ousou um dia sonhar e através da inventividade criativa de seus artistas, transformou um boi de pano, em um ícone revolucionário, contra a impiedosa horda de devastação imposta pela processo de colonização, a marginalização da arte popular em detrimento de um olhar artístico eurocêntrico e pela preservação da floresta e suas populações tradicionais.

É nesta atmosfera multicultural, que o boi caprichoso, afoita–se na montagem de um espetáculo onde a tríade sugere uma nova viagem com os protagonistas que aqui estavam e os que aqui chegaram com nova dramaturgia para uma identidade regional, rica por ser diversa e aberta ao diálogo universal, afirmando ao mundo que a  sabedoria cultural do seu povo, transformou-se numa  arma potente, capaz de promover  revolução, cheia de esperança, que decanta há mais de 100 anos o folclore do povo amazônida, as suas constantes lutas pela preservação e belezas naturais e acima de tudo a resistência dos povos indígenas, nossos ancestrais".

Comentários