GRES UNIDOS DA VILA KENNEDY VAI SE PREPARANDO PARA 2016:


A GRES Unidos da Vila Kennedy vem mostrando cada vez mais que quer voltar a elite do carnaval do povo na Estrada Intendente Magalhães, depois de sentir o gosto amargo de ser rebaixada para o Grupo de Acesso C, a escola reformulou toda sua equipe para o Carnaval de 2016.  agremiação levará para avenida enredo "À VILA KENNEDY NA FEIRA DESSA GENTE FESTEIRA... AFINAL SÃO 70 ANOS DE TRADIÇÕES NORDESTINAS" do carnavalesco Claudio Fontes.

No próximo domingo dia (25/10) a escola fará além de sua Semi-Final de Samba Enredo com três sambas na disputa, a apresentação de seus protótipos para o carnaval 2016 a partir das 16 horas. Confira as parcerias:

Samba 1 - Compositores, Alexandre cabeça, Juruna Zona Sul, Claudinho Russo, J. Santiago, Arlindo e Nirinho
Samba 2 - Compositores, Paulinho Coelho, Yago Rodrigo, Carcará, A.C Brito e Julio Cilio
Samba 3 - Jorginho Medeiros, Flavinho Ribeiro, J.Ricardo, J.Carlos, Rodrigo Medeiros, Tunicão, Carlinho da Chatuba, Pestana, Adalberto, Miolo e Flavinho Bento. Participação especial Néco do Leão



ENREDO:


Logo do enredo da escola

A agremiação que desfila pelo Grupo C vai fazer uma homenagem aos 70 anos da Feira de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão com enredo "À Vila Kennedy na feira dessa gente festeira, afinal são 70 anos de tradições nordestinas!", de autoria do carnavalesco Claudio Fontes.

Confira o texto: 

"À VILA KENNEDY NA FEIRA DESSA GENTE FESTEIRA... AFINAL SÃO 70 ANOS DE TRADIÇÕES NORDESTINAS"

SINOPSE

Introdução
É com imenso orgulho que o GRES Unidos de Vila Kennedy, apresenta para o carnaval 2016 uma homenagem aos bravos migrantes, que mesmo em face às dificuldades da vida, souberam compensar, com muita alegria em suas festividades. Firmado sob as bênçãos de São Cristóvão á tradicional Feira Nordestina.

Hoje nossa comunidade vem festejar Junto com essa gente festeira, e comemorar na avenida os 70 anos de muitas boas histórias e tradições.

Exaltando a importância cultural que os Nordestinos tem para nossa cidade; Uma vez que o Centro de tradições é o maior "ponto" de encontro desta gente " arretada" em terras cariocas. Um verdadeiro pedacinho do nordeste no Rio De Janeiro.

Como se fosse debaixo de uma frondosa mangueira, um "pé de cajueiro" ou mesmo um solitário juazeiro, em um típico "forro pé de serra". É assim que os bravos nordestinos, moradores do Rio de Janeiro, revivem seus sonhos e matam saudades de sua terra natal. Homens e mulheres que chegam a cidade grande, deixaram seu torrão, e com eles carregam muitas recordações. 

... Há cada caminhada pelas ruas desse grande pavilhão de emoção; é o mundo que se aproxima do real. É a Paraíba, a Bahia, o Maranhão, o Ceará, As Alagoas, o Piauí, o Rio Grande do Norte, o Sergipe e o Pernambuco. É nesse ambiente que desvendamos a arte e a sabedoria popular; um pouquinho de cada lugar trazido na bagagem da memória de cada " cabra da peste" que se orgulha da sua historia e origem. 

... Seguimos na historia que nos levou do tabuleiro ao pavilhão;Por Coincidência ou não o bairro que acolhe a feira de Tradições chama-se São Cristóvão. Santo católico " Protetor dos viajantes" e padroeiro dos motoristas. Muitos nordestinos que migraram para nossa cidade é um "viajante" em busca do el dourado Carioca.

E por falar em crença,"eita!" povo de muita fé. Carrancas para afastar maus espíritos, fitas coloridas com o nome do santo protetor e muito axé para quem é de axé! E uma das suas maiores devoção está a fé no Padre Cicero Romão Batista, popularmente conhecido como "PadimCiço" e em sua homenagem foi criado na Feira até um museu.

...LITERATURA POPULAR:Abro meu coração para Literatura de Cordel; que em pedaços de papel, escrito sem destino certo, acabam fazendo milagres onde quer que cheguem. Verdadeiros poemas de forma rimada assim é nossa literatura popular.

...ARTESANATO: Utiliza vários materiais oriundos da flora e fauna nativa, que encanta á todos por sua originalidade como os bonecos de fantoche mamulengos, as obras do grande artesão o mestre Vitalino, com suas figuras de animais e outros personagens típicos da cultura e do folclore.
Entre rendas e bordados vou curtindo com esse povo animado.
Entre outros objetos em barro, madeira, palha, couro, os nordestinos retratam o seu valor.

...CULINÁRIA: Hummm... que cheirinho bom, "Venha cá! Não se avexe" (chama o feirante). Venha provar das nossas comidas típicas. Tem: Vatapá, caruru, carne de sol, bobó de camarão, baião de dois, tapioca, milho, queijo coalho, feijão de corda, e muito mais.
Como sobremesa, doces deliciosos, temos: rapadura, goiabada cascão, paçoca, pé de moleque, quindim, curau de milho e outras delicias. É de dar água na boca !!!!
Para culinária de casa temos: manteiga de garrafa, azeite de dendê, pimenta e outros artefatos.

Mais não são só as comidas que fazem sucesso por aqui. As bebidas também tem seu destaque como a cachaça que também é conhecida como pinga, caipirinha entre outras, mais queremos destacar aqui um representante exclusivo dos nordestinos o guaraná Jesus.

... MÚSICA:Ao som do triangulo, zabumba e sanfona, eu me divirto "bichim!" Bastam as primeiras batidas para o "mulherio" sacudir o quadril e tomar o salão. É forrozão minha gente. Salve Gonzagão, o rei do baião !! Uma explosão de ritmos vai surgindo: coco, xaxado, samba de roda, xote, axé, frevo, boi-bumba e outros.

Vou seguindo nesse arrasta pé; é carnaval, e com meu manto vermelho e branco vou sambando na folia com muita empolgação junto com o "bloco a vaca foi pro brejo" todos juntos na avenida do povão, é a Intendente Magalhães transbordando de alegria, que se transformou..... Hoje, a feira é aqui !!!

Extra! Extra! Agita o Jornaleiro, é Festa na Feira!,é Festa na Folia!, saiu no "Jornal da Feira" e no "O Nordestino" que o GRES Unidos de Vila Kennedy vai brilhar neste carnaval, e está na Feira dessa gente festeira para comemoramos juntos os seus 70 anos. Parabéns, a essa grande Feira, a mais Nordestina do Rio de Janeiro.

Claudio Fontes
Carnavalesco




Novos casais:

 A escola apresentou também no dia 27/09 os novos casais de mestre sala e porta bandeira que defenderão o pavilhão para o próximo carnaval. Ricardinho Martins e Klenia Freitas formaram o primeiro casal da agremiação. Ricardinho já teve passagens pelas agremiações Academicos do Engenho da Rainha, Favo de Acari e Sereno de Campo Grande. Já Klenia defendeu o pavilhão das escolas Arame de Ricardo, Matriz de São João de Meriti, Lins Imperial e Paraíso do Tuiuti. Robson Cavendish e Sthefanny Silva formam o segundo casal. Robson já teve passagens pelas agremiações Tradição Serrana(Vitória-ES), Unidos do Complexo do Alemão(Bloco), Academicos do Engenho da Rainha, Ainda Existe crianças na Vila Kennedy(escola mirim) e atualmente é mestre sala da Petizes da Penha(escola Mirim) e forma o 1° casal ao lado da própria Sthefanny na Matriz de São João de Meriti. Já Sthefanny defendeu o bloco Amizade da Agua Branca e atualmente defende os pavilhões das escolas Ainda Existe Criança na Vila Kennedy(escola mirim) e forma par ao lado de Robson na Matriz de São João de Meriti.

Confira as fotos:
Fotos tiradas pelos próprios casais;


 



 

 

 










Serviços:

Horário: 16 horas
Endereço: Av. Brasil, 35320 - Vila Kennedy, Bangu, Rio de Janeiro - RJ
Entrada: Franca
Mais informações: https://www.facebook.com/GRES-Unidos-da-Vila-Kennedy-810798099015013/timeline/

Comentários

Postar um comentário