SINOPSE DO ENREDO - G.R.C.E.S. IMPÉRIO VERMELHO E BRANCO

Um Duende me falou, no fim do arco-íris tem um pote de ouro! Afinal, o dinheiro traz felicidade?

O Império vai apresentar na avenida para o carnaval 2016 o enredo: Um Duende me falou, que no fim do arco íris tem um pote de ouro ! Afinal, o dinheiro trás felicidade.
Em nosso desfile vamos abordar duas questões polêmicas: Dinheiro e felicidade. Existe um ditado que fala “dinheiro não traz felicidade”, aqui no nosso enredo, vamos mostrar porque as pessoas que acreditam nisso, na maioria das vezes, têm dinheiro em abundância, ou não se sentem felizes com o que possuem.
Dinheiro, ou qualquer outro símbolo de riqueza ou prosperidade, não tem o poder de nos fazer feliz. Esse poder é nosso. É a maneira como vinculamos nossa felicidade a estes símbolos, que dá a eles poder de influência em nosso estado emocional ou em nossas vidas.
Para os que acreditam que “dinheiro não traz felicidade”, osímbolo do dinheiro representa coisas como manipulação , ganância, abuso de poder, exploração e tudo mais que leve a um estado de escravidão e subserviência. O que eles não percebem que é o dinheiro que faz algumas pessoas se tornarem gananciosas, controladoras, exploradoras, etc. Elas é que são assim, tendo dinheiro ou não.
O dinheiro é apenas o veículo que usam para expressar essas atitudes. Se não tivessem dinheiro, essas mesmas pessoas, iriam encontrar outros meios para expressar esses sentimentos negativos. Meios esses, como manipulação emocional, imposição pela força física e uma série de outras formas, que, como seres pensantes e criativos, temos a nossa disposição.
Nossas experiências formam nossas crenças, e se as experiências de determinada pessoa com o dinheiro forem negativas, suas crenças em relação a esse símbolo também o serão.
Então, como você espera criar prazer e felicidade através de um símbolo de infelicidade e obrigação? nessemomento, você está no controle de sua vida. Você gasta porque pode; você exerce sua liberdade de escolher o que quer que faça parte de sua vida.
Acredito que tenha percebido que esse é um ciclo contínuo e vicioso, que o faz continuar obcecado em algo que não lhe faz feliz. É nesse ponto que a questão do “dinheiro não traz felicidade” se torna mais clara. É a maneira pela qual o dinheiro entra em sua vida que vai fazer você se sentir feliz ou não, e não o dinheiro em si. Se o dinheiro entra em sua vida através de um trabalho que lhe dá prazer e felicidade, você vai querer guardá-lo.
Vai usá-lo para adquirir coisas que se tornem símbolos de felicidade e realização, e com isso se tornará cada vez mais feliz.
Nosso primeiro setor começa pela China onde os chineses começaram a cultuar símbolos referentes ao dinheiro e a prosperidade. O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes de dragão oriental. Descrito como longo, uma criatura semelhante a uma serpente de quatro garras, o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chineses.
Buda conhecido também como talismã da felicidade atrai sorte e dinheiro. Deve ser colocado virado para a parede, dentro de um pires e de preferência com muitas moedas ao seu redor para atrair riqueza. Para chamar a sorte, deve-se coçar a barriga do Buda em sinal de carinho. Máscaras chinesas, que são de madeira ou pintadas nos rostos, ambos são usadas sobre a cabeça ou o rosto de uma pessoa. Máscaras feiticeiras foram usadas para acolher o deus da fortuna ou para acalmar a alma quando alguém tinha morrido.
Maneki Neko, também conhecido como gato da sorte,Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica que se crê traz sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato de tradição japonesa ele acena com uma pata levantada, e muitas vezes colocado em estabelecimentos. Chegamos àÍndia, encontramos outra lenda muito popular que envolve a mística da fortuna e da sorte, é a Ganesha. Saindo do continente asiático, chegamos a América Onde o capitalismo impera.
Visto pelo resto do mundo como a maior potencia econômica da terra, Walt Disney criou um personagem que resume bem o poder e a ganância o Tio Patinhas. Esse personagem o Tio patinhas, tem uma fortuna acumuladaque fez dele o mais rico das Américas. Começou como engraxate onde ganhou sua primeira moeda, a famosa moedinha numero 1. Um objeto de desejo e cobiça são os diamantes, também conhecidos como diamantes de sangue. Por ser uma pedra preciosa e muito valiosa,causou uma guerra civil entre países africanos.
No segundo setor chegamos a nosso país o Brasil. O Brasil é um país com grande diversidade religiosa. A maior parte da população se declara católica, mas várias outras religiões são praticadas no Brasil por isso cada um tem sua maneira de se proteger contra algumas crendices.A crença pode ser considerada uma submissão voluntária a uma verdade maior, a pessoa que tem fé, passa a considerá-la como sendo uma verdade .Contra essas crenças as pessoas costumam se proteger com alguns objetos chamados de amuletos como: figa de guiné, olho grego, fita de senhor do Bonfim, patuá , ferraduras e trevo de quatro folhas.
O pirata é um marginal dos mares e também conhecido como os eternos caçadores de tesouro, que de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com um motivo, de promover saques a navios e a cidades para obter riquezas e poder. As tripulações de piratas eram formadas por todos os tipos de pessoas, mas a maioria deles era de homens do mar que desejavam obter riquezas. Os ciganos são conhecidos como um povo muito festeiro, diz à lenda quem sonha ou ver um cigano, tem simbolismo de sorte. Este sonho significa que o seu desejo de ser livre e andar livremente, sem restrição, limitação e responsabilidade com a obrigação. No casamento, tende-se a escolher o cônjuge dentro do próprio grupo ou subgrupo, com notáveis vantagens econômicas. É possível a um cigano casar-se com uma mulher que não seja cigana, a qual deverá submeter-se às regras e às tradições ciganas.
Na mitologia Iorubá, Oxum é um orixá feminino filha de Iemanjá e Oxalá, Oxum é dona do ouro e da nação ijexá. éum orixá que reina sobre a água doce dos rios, o amor, a intimidade, a beleza, a riqueza e a diplomacia. Também é um orixá do candomblé. Tem o título de Ìyálòdè3, umalider entre os orixás.
No terceiro e último setor o nosso enredo, vamos mostrar onde a ganância pode chegar. O azar anda lado a lado com a sorte, uns dos símbolos de azar é o gato preto.Associados a mitos que antecedem a era medieval, há quem acredite que os gatos pretos remetem a bruxas e seus feitiços malignos, e que ao cruzar com um deles pela rua é sinal de má sorte.
Outros, no entanto, o enxergam como um sobrevivente que resistiu a superstições e crenças. Para o sim, para o não, a lenda do gato preto perdura ainda hoje, transformando-os em vítimas de sacrifício e oferenda.
Os jogos de azar são jogos nos quais os que têm sorte são os que ganham com o azar dos outros jogadores, devido à diferença de probabilidades entre a sorte e o azar como as probabilidades da sorte são escassas são muitos mais os que têm azar, daí que tais jogos são sustentáveis através das perdas dos jogadores que financiam os que vão ter a sorte. A sorte de ganhar ou perder não depende da habilidade do jogador, mas exclusivamente de uma contingência natural baseada numa realidade produzida chamada de probabilidades matemáticas.
Assim, a maioria desses são jogos de apostas cujos prémios estão determinados pela probabilidade e a estatística de acerto e a combinação escolhida. Quanto menor é a probabilidade de se obter a combinação correta, maior é o prêmio porque aumenta a quantidade ou probabilidade do azar em relação à sorte.
Segundo o especialista, as pessoas tendem a acreditar que sucesso financeiro está relacionado com sorte, azar, em crenças de que o dinheiro é um mal. Ela se sente impotente e repetem o ciclo vicioso que as colocaram no endividamento, Se associamos o dinheiro a algo negativo, teremos dentro de nós um lado que o desejará bem longe. É um processo, inconsciente da mente. Nesse setor vamos mostrar o lado social, onde o dinheiro é um dos responsáveis pela desigualdade social. A sociedade salarial não é uma sociedade de igualdade, há uma grande diferença entre o rendimento gerado pelo homem em comparação à mulher e até mesmo o acesso aos bens sociais, por exemplo, acesso à educação e cultura.
Depois passar a vida inteira correndo atrás desse objeto de pagamento geralmente materializado em cédulas ou moedas, todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com alguns fatores, como a qualidade de vida. Se existe uma certeza e indesejada para todos, é a morte! para onde vamos, não podemos levar nada do foi adquirido durante toda sua vida.
E por fim do nosso desfile, vamos fechar com chave de ouro, mostrando um lindo arco íris levando a nossa comunidade, a um grande pode de ouro.
O dinheiro pode nos dar conforto e segurança, mas ele não compra uma vida feliz. O dinheiro compra a cama, mas não o descanso. Compra bajuladores, mas não amigos. Compra presentes para uma mulher, mas não o seu amor. Compra o bilhete da festa, mas não a alegria. Paga amensalidade da escola, mas não produz a arte de pensar.
Você precisa conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso
contrário será um miserável, ainda que seja um milionário!

Autores do enredo: Camila Luz
Mangaia

Comentários