Festival de Parintins 2015 - "Olhar de Torcedor" com Adry!

Júri Imparcial do Orkut - JIO está dando continuidade com o seu quadro, o ''Olhar de Torcedor"!


Ana Luíza Faria - Sinhazinha da Fazenda 2012
O quadro consiste em entrevistas com os torcedores e admiradores do Carnaval de SP, RJ e Festival Folclórico de Parintins, onde os entrevistados contarão de onde surgiu a paixão por tais festas, momentos marcantes, qual escola ou boi de preferência e suas opiniões sobre tais espetáculos!

Hoje damos continuidade com Adry, simpatizante do Boi Bumbá Garantido! Adry é mineira e apaixonada pela cultura brasileira, seja no carnaval, seja no festival de parintins, além disso, faz parte corpo de jurados do Júri JIO Parintins desde o início, indo para seu sétimo ano conosco!

Aproveitamos para lembrar que as inscrições do Júri JIO Parintins 2015 já estão se encerrando, restam apenas duas vagas, então, se você quer "brincar" de ser jurado do Festival de Parintins desse ano, basta fazer sua inscrição acessando o link abaixo: 

https://www.facebook.com/groups/322429851161799/permalink/860143804057065/

Vamos as perguntas:


1 - A quanto tempo você é torcedor do Boi Garantido e por que escolheu ele?

Adry: Minha simpatia pelo Garantido acho que começou mesmo junto com minha trajetória de jurada virtual do Festival de Parintins em 2009. Acredito que foi uma mistura das belas apresentações que via pelos noticiários antes de me tornar jurada, e também pelas cores, que lembram as cores do meu time do coração, o São Paulo. Acho que estou mais pra simpatizante do que pra torcedora. Porque o que eu mais gosto mesmo é dessa festa tão bonita que é o festival, que a cada ano que passa os bois se superam pra fazer um espetáculo cada vez melhor.

2- Quais os momentos mais marcantes que você já vivenciou do Boi Garantido? E porque?

Adry: Como telespectadora e como jurada assumidamente chata que eu sou, gosto de ser surpreendida, gosto do que é o mais inédito possível, do que foge do que se espera. Um exemplo disso foi em 2012 quando o pajé do Garantido usou sua própria voz quando fez sua pajelança, falou mesmo pelo microfone preso na cabeça, fugindo do que era feito e ainda continua sendo feito, o pajé ser dublado pelo levantador de toadas. (no vídeo, a partir do minuto 5:30).


E por falar em levantador de toadas, mesmo reconhecendo que não dá pra exigir muito do David Assayag devido à deficiência visual e que levantador de toadas tem mais é que se preocupar em cantar bem durante toda a apresentação, mas também me marcou o começo do lado ator do Sebastião Junior, que ao mesmo tempo cantava e interpretava o boto cor de rosa na forma de homem uns 3 anos atrás se não me engano. No começo esse lado ator foi mais interessante, mas agora parece virar parte já esperada da apresentação do Garantido em algum momento.



3- Quais os momentos mais marcantes que você já vivenciou do Boi Caprichoso? E porque?

Adry: Ainda continuando a falar sobre levantador de toadas, quando o David Assayag entrou na arena do bumbódromo sozinho e sem óculos escuros e disse para a torcida: “Vocês são meus olhos!” Achei tocante e emocionante vendo pela TV, acredito que pra torcida do Caprichoso, especialmente a que estava presente no bumbódromo naquela noite, deve ter sido de arrepiar mesmo. É o amor pelo boi, pela música e pelo festival falando muito mais alto que a deficiência visual. Sou chata, mas tenho um lado sensível. (logo no começo do vídeo abaixo).


Também quando a sinhazinha da fazenda quase que por mágica mudou de figurino no meio da apresentação no maior estilo comissão de frente da Unidos da Tijuca no Carnaval 2010. O que não deve ter sido fácil, afinal, é um figurino bem volumoso e pesado. Lembro de comentar sobre isso naquela noite com nosso amigo Yuri Macedo, também jurado do JIO no Carnaval e Parintins. Ficamos nos perguntando: será que o Paulo Barros deu uma assessoria pro Caprichoso? Mas a hipótese mais provável é que seja o contrário, o boi é que deve ter dado uma assessoria pro carnavalesco, pois a cada ano que passa os artistas de Parintins contribuem cada vez mais pro espetáculo que vemos nos desfiles das escolas de samba.


 4- Quais suas expectativas para as apresentações do Boi Garantido no festival de 2015?

Adry: Que faça belíssimas apresentações nos 3 dias de festival, enriquecendo ainda mais a linda história do festival e a rica cultura de Parintins e da Amazônia que devia ser mais valorizada pela mídia, e se possível, ganhe o título do festival deste ano.

5- Quais suas expectativas para as apresentações do Boi Caprichoso no festival de 2015?

Adry: Que também faça belíssimas apresentações nos 3 dias de festival, enriquecendo ainda mais a linda história do festival e a rica cultura de Parintins e da Amazônia que devia ser mais valorizada pela mídia, e que seja um bom oponente pro Garantido, que faça uma disputa de alto nível em todos os sentidos.

6- Qual o sentimento que você tem quando acompanha o Festival de Parintins?

Adry: Muita alegria por acompanhar uma festa tão bonita e rica em todos os sentidos que poderia ser mais reconhecida pela mídia, como um dia já foi. E que também deveria ser mais valorizada até pelos próprios bois, que ainda não souberam explorar todo o potencial que ela tem para eles mesmos e para as emissoras de TV que possam transmitir o festival. Também fico muito feliz em ser jurada, o que me fez aprender a olhar para a festa com outros olhos. Que são assumidamente chatos, mas que me fazem perceber a cada ano que passa mais detalhes que tornam a festa cada vez mais bonita e outros detalhes que podem ser melhorados pra festa do ano que vem.

Lenda Amazônica do Mapinguari - Garantido 2013

7- Para finalizar, qual é a sua toada preferida do Festival de Parintins?


Adry: Gosto de várias toadas dos 2 bois, mas destaco a toada que fez o Brasil olhar com mais atenção pro Festival de Parintins nos anos 90, quando Fafá de Belém gravou junto com David Assayag, e é um clássico do repertório do Garantido, Vermelho. 


Comentários