Festival de Parintins 2015 - "Olhar de Torcedor" com Mateus da Rosa!

Júri Imparcial do Orkut - JIO está dando continuidade com o seu quadro, o ''Olhar de Torcedor"!

O quadro consiste em entrevistas com os torcedores e admiradores do Carnaval de SP, RJ e Festival Folclórico de Parintins, onde os entrevistados contarão de onde surgiu a paixão por tais festas, momentos marcantes, qual escola ou boi de preferência e suas opiniões sobre tais espetáculos!

Hoje damos continuidade com Mateus da Rosa (foto), torcedor fanático do Boi Bumbá Garantido! Mateus é gaúcho e ritmista da escola de samba Embaixadores do Ritmo de Porto Alegre, além disso faz sua estreia no corpo de jurados do Júri JIO Parintins esse ano!

Aproveitamos para lembrar que as inscrições do Júri JIO Parintins 2015 já estão abertas, restam poucas vagas, então, se você quer "brincar" de ser jurado do Festival de Parintins desse ano, basta fazer sua inscrição acessando o link abaixo: 
https://www.facebook.com/groups/322429851161799/permalink/860143804057065/

Vamos as perguntas:

1 - A quanto tempo você é torcedor do Boi Garantido e por que escolheu ele?

Mateus da Rosa: Torço pro Garantido a uns bons 11 anos aproximadamente, logo depois da explosão de Tic Tic Tac, Festa do Povo e Vermelho. Meu primeiro contato com o Garantido foi através do SBT em 2004 quando assisti uma das noites. Como torço pro Inter, a ligação com o Garantido foi logo de cara e ainda assistindo muito mais do festival o amor pelo boizinho aumentou.

Celebração Folclórica de 2008
2- Quais os momentos mais marcantes que você já vivenciou do Boi Garantido? E porque?

Mateus da Rosa: Cupendiepes de 2001 é marcante pois deu um novo conceito de alegoria e de cênica pro Festival num todo e revolucionando um pouco a robótica. Outro momento que destaco é a Abertura de 2014 onde podemos notar claramente o tema proposto misturando o novo e o antigo festival.



3- Quais os momentos mais marcantes que você já vivenciou do Boi Caprichoso? E porque? 

Mateus da Rosa: No Caprichoso posso destacar dois rituais: Mai Marakã de 2012 por causa do impacto forte que teve naquela noite, podendo dizer assim que ali sacramentou a vitória e também o Ritual da Máscara de Aura onde claramente podemos notar uma coreografia totalmente de acordo com a alegoria em beleza e simplicidade.



4- Quais suas expectativas para as apresentações do Boi Garantido no festival de 2015?

Mateus da Rosa: Um boi novo e antigo. Novo na parte dos itens, da forma de pensar e gerir não só a arena como as partes burocráticas, e antigo na retomada de toadas mais simples, da Batucada mais cadenciada e da forma de empregar todos os segmentos do boi visando a arena.

Lenda Fera de Fogo 2014
5- Quais suas expectativas para as apresentações do Boi Caprichoso no festival de 2015?

Mateus da Rosa: Um festival totalmente diferente do que vimos em 2014. O Boi está mais focado na arena e investindo um pouco mais, espero que seja uma disputa mais acirrada.

6- Qual o sentimento que você tem quando acompanha o Festival de Parintins? 

Mateus da Rosa: Um misto de paixão, emoção e amor. Da pra notarmos claramente nos olhos de todos que ali é algo muito precioso e singular não só pro Amazonas e sim pro mundo onde o caboclo amazônida transformou uma simples brincadeira em algo grandioso e fico muito feliz e impressionado a cada festival.

Lenda do Mapinguari 1997

7- Para finalizar, qual é a sua toada preferida do Festival de Parintins?


Mateus da Rosa: São tantas, mas vou destacar Curupira da Amazônia do Garantido 2002. 


Comentários