Defensores do pavilhão, no palco do carnaval do povo: Intendente Magalhães - Edna Ramos(Fofinha)

Dá série "Defensores do pavilhão, no palco do carnaval do povo: Intendente Magalhães.", vamos conhecer o trabalho de Edna Ramos, primeira porta bandeira da escola de samba GRES Império da Uva, campeã do grupo de avaliação (atual Grupo E), subindo para disputar o Grupo de Acesso D no carnaval 2016.

JIO FOLIA - você aprendeu a dançar em uma escola voltada para a dança do mestre-sala e porta-bandeira ou no ambiente familiar com algum parente/amigo(a) mestre-sala/porta-bandeira ? Em que ano isso ocorreu ?

Edna - Na verdade eu aprendi assistindo um concurso na Globo sobre o melhor casal de ms e pb mirim do rio no início de 2002 e nesse mesmo ano minha mãe me inscreveu na escola do Mestre Dionísio.

JIO FOLIA - Qual foi a sua primeira escola como Porta Bandeira ? O primeiro desfile foi complicado ?

Edna - Sereno de Campo Grande "rs". Foi um pouco, pois não tínhamos mestre cerimônia e a fantasia era muito quente, porém desfilamos com tudo.

JIO FOLIA - Você vem construindo uma bonita história como Porta-Bandeira. Você acredita que a manutenção de um casal em uma determinada escola contribui para o bom desempenho do mesmo ?

Edna - Acredito muito pois a "renovação" é fundamental.

JIO FOLIA - Como é sua rotina de ensaios e sua preparação pré-carnaval ?

Edna - Ensaio sempre! Tanto na quadra quanto em casa, me preparo fazendo ballet e alongamento por conta da postura e da leveza.

JIO FOLIA - Em sua opinião e gosto, qual item você adora ver o mestre sala usar, leque, bastão ou lenço ?

Edna - Particularmente leque "rs" por conta dos fundamentos da nossa dança.

JIO FOLIA - Qual foi o desfile mais emocionante da sua vida ?

Edna - Sereno de Campo Grande.

JIO FOLIA - Como toda porta-bandeira sempre queremos dançar em uma escola em especial... Qual escola você deseja defender o pavilhão um dia ou você já realizou isso ?

Edna - Meu sonho é dançar no especial "rs" independente da escola.

JIO FOLIA - Você tem alguma porta-bandeira que você considere como sua inspiração ? Qual ?

Edna - Sim, a Selminha Sorriso !

JIO FOLIA - Existe algum preconceito em relação aos casais da Intendente ? A classe é unida ?

Edna - Não sei "rs" esse foi me segundo desfile, então não tenho muito contato com os outro casais.

JIO FOLIA - Você acha que a contratação de coreógrafos ou preparadores de casal é fundamental para uma escola que visa o 10 em todas as cabines de jurado ?

Edna - Não acho fundamental, mas acredito que ajuda muito no desempenho do casal.
Foto: Rodrigo Borges
JIO FOLIA - Sabemos o quanto é tenso, uma apresentação na frente dos Jurados durante os defiles. Como você se sente neste momento ? Rola um friozinho na barriga mesmo ou o Casal tira de letra e segue com a apresentação sem dificuldades ?

Edna - Sempre fico nervosa e encaro cada desfile como o primeiro mas o importante é fazer nosso melhor e seguimos em frente.

JIO FOLIA - Pra você como defensor(a) de um pavilhão que desfila na intendente Magalhães, qual é a maior dificuldade do local ? E qual é diferença entre estar ali e estar na Sapucaí ?

Edna - Pra mim acho que é o chão e a diferença é a falta de tempo e o comprimento dos desfiles.

JIO FOLIA - Qual o significado hoje do carnaval na sua vida ?

Edna - Sonho realizado e oportunidade profissional.

JIO FOLIA - Alguma dica para quem está começando ou pretende seguir os passos desta distinta carreira de Mestre Sala e porta bandeira ?

Edna - Perseverança, paciência e determinação.

JIO FOLIA - Chegamos ao fim de nossa entrevista, gostaria de agradecer pela gentileza de responder essas perguntas e te desejar uma ótima temporada de ensaios. Em tempo, gostaria que você deixasse uma mensagem para as pessoas que acompanham o seu trabalho:

Edna - Quero agradecer pela oportunidade de contar um pouco da minha história e aos que me acompanham e me apoiam muito obrigado, farei sempre meu melhor !

Comentários