Entrevista JIO - Jorge Silveira: "Nessa temporada eu acabei desenvolvendo mais de 1200 desenhos"



Hoje a entrevista do blog JIO FOLIA será com o artista plástico, Niteroiense, nascido em 04 de fevereiro de 1981, Jorge Silveira. Professor de artes formado pela escola de Belas Artes da UFRJ, desenhou no Rio de Janeiro os desfile da Vila Isabel no grupo especial e Acadêmicos do Cubango no grupo de acesso, e integra a comissão de carnaval Dragões da Real-SP no carnaval 2015, já confirmado para 2016.

1. Ultimamente eu vi uma entrevista com Max Lopes, ex-carnavalesco da Vila Isabel, no qual ele elogiava seu trabalho. Como você se sente sendo elogiado por esse grande ícone do carnaval brasileiro?

É sempre muito gratificante trabalhar com o carinho dos amigos. Max é um dos maiores nomes da história do carnaval. O espetáculo que amamos tanto, da forma como existe hoje, passou pelo suor e talento de mestres como o Max. Tenho uma relação de respeito mútuo com ele e uma gratidão enorme por todo o aprendizado.


Arte da segunda alegoria da Vila Isabel 2015.
2. Você que trabalho em 2015 para a Vila Isabel. No que a escola falhou para ter ficado com a penúltima colocação?

Antes de ser um profissional do carnaval, meu coração é de sambista. E eu me coloco no lugar de cada um dos componentes da querida comunidade de Vila Isabel. Respeito demais a azul e branco, e tenho enorme gratidão. Tenho certeza que o trabalho foi pensado e projetado com muito carinho e profissionalismo. Não cabe a mim fazer julgamentos sobre os problemas que acontecem normalmente em toda rotina de produção de um carnaval. Mas fica a sensação de que parte do resultado ainda é o eco do desfile de 2014.

3. Qual balanço que você faz do carnaval 2015?

Penso que foi um carnaval pontuado por muita expectativa por parte de algumas agremiações e algumas boas surpresas. Fica consumada a ideia de que carnaval é na avenida.

4. Você trabalhou em duas escolas do Rio e uma de São Paulo, como você conseguiu conciliar tudo isso?

É de fato uma rotina intensa de trabalho. Nessa temporada eu acabei desenvolvendo mais de 1200 desenhos, entre figurinos, desenhos de plantas técnicas de alegorias, e uma série de complementos de detalhamentos desses projetos. Mas eu tenho uma vantagem: eu trabalho com desenho em tempo integral. Sou professor de desenho, e na minha escola desenvolvo os projetos ao mesmo tempo em que dou aula. Dá para conciliar bem. Sobretudo é preciso muita disciplina e um elaborado cronograma de trabalho. São enredos diferentes, paletas de cores diferentes, carnavalescos diferentes. Se não houver uma boa organização, não funciona de fato. Mas ano a ano tenho conseguido aprimorar a minha logística de trabalho.

5. Qual desfile que você participou que julga como inesquecível?

Todos tem um sabor diferente, mas sem dúvida o desfile da Dragões da Real de 2015 foi o mais incrível. Eu pude participar desde o início da criação das ideias em conjunto com os amigos da comissão de carnaval. Cada detalhe muito discutido. O resultado nos rendeu duas premiações importantes de dois importantes sites de carnaval (melhor conjunto visual – site SRZD carnaval e melhor desfile – site Carnavalesco), e mantemos a Dragões na elite das campeãs do carnaval paulistano.

6. Quais são as propostas para o carnaval 2016?

Por hora, já estou acertado com a Dragões da Real para seguirmos com nosso trabalho na comissão de carnaval. Também estou estudando algumas propostas em outros carnavais do Brasil.


Arte alegoria da Dragões da Real
7. Além do carnaval real você também participa do carnaval virtual, gostaria de saber, qual a importância do carnaval virtual para você?

O carnaval virtual é uma grande vitrine de talentos. Conheci esse universo por convite do meu grande amigo e eterno presidente Netto Gomes, meu grande parceiro no desenvolvimento dos trabalhos que apresentamos na nossa querida Mocidade. Mas em virtude dos meus compromissos com o carnaval real, chegamos num consenso de que será necessária uma pausa no carnaval virtual. Meu tempo está bastante compromissado para 2016, e não conseguiria fazer o projeto com a qualidade que desejaria.

8- Estava olhando alguns desenhos seus em seu blog e vi que você gosta de desenhos críticos. De onde veio essa inspiração?

Eu trabalho não só com cores cítricas. Procuro variar bastante a minha paleta de cores, sempre adequando ao contexto. Eu tenho muitas referências claras no meu trabalho a linguagem do cinema, dos quadrinho, mas sempre com uma roupagem carnavalizada. Eu prezo muito a leitura fácil da alegoria e a volumetria das alegorias. Gosto de brincar com o espaço num carro alegórico. Eu tenho vários ídolos, mas posso citar 3 nomes importantes pra mim: admiro o tropicalismo irreverente do saudoso Fernando Pinto; sou muito fã da clareza didática do trabalho de Renato Lage e curto muito a precisão técnica dos projetos do meu amigo Jaime Cezário: meu professor, que me deu minha primeira oportunidade no carnaval, e me ensinou a importância de um projeto bem elaborado.


Arte fazendo uma crítica ao país estadunidense
9- Qual seu maior sonho no carnaval?

Qual é o maior sonho de todo profissional de carnaval? Hehehe... todos trabalhamos pela vitória, mas não depende apenas de um bom projeto. Um desfile é um acontecimento único, um evento que não se repete no tempo da mesma forma outra vez. É um instante onde tudo que foi pensado tem que funcionar.  Mas, pessoalmente, sonho com carnavais mais leves, mais bem humorados. Sinto falta de um pouco mais do espirito folião e gaiato que era tão forte nos anos 80. Entendo as transformações, mas sonho e ainda acredito em carnavais mais engraçados.

10- Considerações finais: Deixe uma mensagem para nossos leitores da Jio Folia.

Agradeço a oportunidade de poder falar um pouco do meu trabalho e das minhas referências, e convido os amigos a ficarem de olho no meu trabalho pelas avenidas do Brasil. Convido também a conhecerem mais dos meus projetos no meu blog http://www.jorgeluizsilveira.blogspot.com.br/
Muito obrigado e um forte abraço à todos!




Comentários