De volta às raízes, Peruche exalta a África no Carnaval 2019

Escola exalta a ancestralidade africana para retornar ao grupo Especial.

Por Marcelo Almeyda

Logo Carnaval 2019 Unidos do Peruche

A noite deste domingo (24) foi de festa para comunidade da Unidos Peruche. Em sua sede social foi divulgado o enredo para o carnaval 2019. Em clima de reencontro, a escola ainda abençoou seus casais de mestre e sala e porta bandeira e recebeu o show da co irmã Rosas de Ouro.

A benção das mães baianas ao símbolo maior, o pavilhão!
 Para abrir a noite, um ritual tão ancestral quanto o tema escolhido pela escola do bairro do Limão: A benção sobre os pavilhões de mestre sala e porta bandeira. Com o cuidado que só uma mãe tem por seu filho, um a um são cuidadosamente são lavados com as águas sagradas. Destacamos o debute de Jefferson Antonio promovido a primeiro mestre sala, fazendo par com a experiente Thais Paraguassú que vai ao quinto desfile defendendo o primeiro pavilhão verde amarelo azul e branco.

Jefferson e Thais após a benção das baianas. 

Bateria Rolo Compressor, sempre em constante evolução:
Uma das baterias mais tradicionais de São Paulo, a Rolo Compressor de mestre Call demonstra evolução constante desde que o mesmo assumiu a função no carnaval de 2017. Mesclando a experiência de ritmistas antigos, aliado a novos talentos, esta renovação recoloca a bateria da Peruche no radar de grandes destaques das batucadas paulistas. Vale a pena conferir!

Rosas de Ouro faz show e empolga os presentes:
Convidada da noite, a Rosas de Ouro fez o público presente chacoalhar o esqueleto durante mais de uma hora. Com repertório que variou entre MPB e os famosos sambas de enredo, a escola que levou bom contingente à quadra e fez com que todos cantassem o samba de 2018 que faz exaltação aos caminhoneiros do Brasil. A presidente Angelina Basílio agradeceu o convite em discurso e exaltou a Peruche como uma das grandes escolas de samba de São Paulo.


Comunidade da Rosas de Ouro durante apresentação na Unidos do Peruche

Voltando às origens: O tema da Peruche é a África!
Após a apresentação da Rosas de Ouro, o presidente Ney de Moraes tomou a palavra para apresentar a comunidade o responsável pelo projeto do carnaval 2019. Amauri Santos será o responsável por tentar levar à Peruche de volta ao grupo Especial do carnaval de São Paulo. O tema será um velho conhecido da comunidade e com quem a escola já realizou históricos desfiles:
“Nascem do ventre africano os valores do mundo. África, um passado presente no futuro da humanidade”.
O enredo contará sobre o continente tido como berço da humanidade, terra de grandes impérios e reis, sobre a cultura e a escravidão e projeta o futuro de união entre as raças.
Após o vídeo de introdução ao enredo, a escola despediu-se definitivamente do carnaval 2018 e arrrancou rumo a 2019.
No dia 03 de março, a Unidos do Peruche será a sétima escola a entrar na avenida.


Presidente Ney de Moraes apresenta o carnavalesco Amauri Santos




Rosas de Ouro na Unidos do Peruche


Lançamento Enredo Unidos do Peruche

Comentários