JIO 9 ANOS - Confira a entrevista do JIO com o carnavalesco da Viradouro e Dragões da Real, Jorge Silveira!

O entrevistado do JIO desse mês é o Carnavalesco da escola de samba Dragões da Real em São Paulol e da Unidos do Viradouro no Rio de Janeiro, Jorge Silveira!

Dessa vez pedimos para os membros mandarem perguntas e contribuírem para essa entrevista. Obrigado a todos que mandaram suas perguntas. Nós da moderação escolhemos as melhores e utilizamos na entrevista. 


Vamos a Entrevista com Jorge Silveira:



Jorge Silveira, Na Quadra da Viradouro, com o Simbolo do Enredo 2017, da Viradouro.


Pergunta - Eu tenho curiosidade em saber como se deu esse "mergulho" no que parece ser um projeto grandioso, tendo em vista que será responsável por toda idealização e realização do Carnaval e se você (Jorge) já tem alguma experiência com os materiais para confecção das fantasias, das alegorias, se já tem em mente soluções alternativas que possam trazer o belo e o criativo indo de contra toda crise financeira que domina o país hoje.



J  Jorge Silveira - Eu já trabalho nos bastidores de carnaval há muitos anos em diversas escolas, não só na parte de projeto, mas diretamente nos barracões. Esse é um ano de estreia assinando no Rio, mas é meu terceiro ano fazendo parte da comissão de carnaval da Dragões da Real no grupo especial de São Paulo. Além da vivencia do carnaval, eu me formei pela escola de Belas Artes da UFRJ e trabalho com artes plásticas oficialmente há uma década e meia. Me sinto seguro para encontrar junto com minha equipe de profissionais as soluções. 
       



      Pergunta -  Jorge já ouviu alguns carnavalescos falar que cada escola tem o seu estilo e cada cidade tem o seu estilo. Você manterá o seu pensamento de trabalho nos Dragões e na Viradouro ou vai se adequar à realidade do carnaval de cada cidade? 

      Jorge Silveira - Cada cidade de fato tem seu perfil, cada escola tem sua personalidade. Naturalmente vou buscar as características de cada uma delas em cada trabalho, mas ambas abertas a novidades. Eu acredito muito que é possível a Viradouro manter seu canto forte, sua evolução maravilhosa como é sua marca, mas se permitindo uma leitura visual moderna, de fácil entendimento para o público.



      Pergunta -  Jorge, qual enredo já realizado anteriormente por outro carnavalesco/comissão você gostaria de ter feito e se existe algum enredo que você gostaria de reeditar e qual seria esse?  

      Jorge Silveira - Resposta: “Tupinicópolis” e “Ziriguidum 2001”. Na minha humilde opinião, marcos da forma de narrativa carnavalesca. 


      Pergunta -  Jorge, qual mestre carnavalesco te inspira mais para realizar seus desenhos ? 

      Jorge Silveira - Minhas maiores referências maiores são Fernando Pinto e Renato Lage. Fernando pelo tropicalismo e o bom humor de seus trabalhos. A concepção de projeto do Renato é algo que me fascina. Claro, didático, sofisticado, limpo. Um mestre incontestável 



      Pergunta -   Jorge, qual o desfile, escola/ano, sem ser de sua autoria, que você considera um marco no Carnaval ? 

      Jorge Silveira - Já me entreguei nas respostas anteriores kkkk: Tupinicópoilis. “ e a oca virou Taba, a Taba virou Metrópole, eia aqui a grande Tupinicópolis”. Isso é sensacional!!!




      Pergunta - Jorge, esse ano você vai estrear, Como Carnavalesco Na Viradouro, com um Belo Enredo, Conte para nos a Historia desse Enredo, e as Expectativa para o Desfile

      Jorge Silveira - E todo menino é um Rei” contará de maneira simples e suave o universo infantil. A proposta é coroar a infância, transformando cada criança em um pequeno monarca, senhor de sua imaginação. A Viradouro vai realizar, com reverencia, os desejos de sua Majestade, cheia de poesia e lirismo. Minha expectativa principal é realizar uma grande brincadeira na avenida, me comunicando com o público da Sapucaí de forma direta e objetiva. Vamos falar da infância universal, trazendo os bons valores e a alegria que existem na pureza de uma criança. Teremos muita cor, muita festa e muita leveza. O componente da Viradouro vai voltar a ser criança.



      Agradecimento -  Jorge Obrigado por ter aceito o Convite, um Obrigado de Todos Os Moderados do JIO.


      Jorge Silveira -  Eu que agradeço a oportunidade e o carinho sempre com meu trabalho. A Viradouro está de portas abertas a todos os amigos do JIO! Um abraço da molecada de Niteroi!






Comentários