Análise dos Sambas (Grupo Especial SP) – X-9 Paulistana

Seguindo com as analises dos sambas paulistas do grupo especial hoje vamos com a quinta escola a definir o seu samba, a X-9 Paulistana! A guerreira da Zona Norte levará para a avenida o enredo sobre o fruto Açaí para enfim homenagear a cidade de Belém do Pará. E não é que Açaí deu samba? Uma grata surpresa este samba! Um samba pra cima e leve da escola.

 



 

 

“X-9 é amor verdadeiro
Sempre em primeiro lugar
A energia do meu samba vem aí
Tá na boca o sabor do Açaí”

           

O samba é de modelo simples dois refrãos, duas partes de desenvolvimento, nada de tão novo assim, o refrão de cabeça é carregado nos dois versos iniciais, ou seja, é mais lento, mais cadenciado. Os dois outros versos são de explosão mesmo, não trazendo nenhum grito ou alusão á escola.

 

“Ecoou...
O Rufar do meu tambor
Do amor de Iaçá
Ao esplendor de Belém do Pará
Lugar de rara beleza
Encantos da mãe natureza
Onde a velha sábia revelou
O sacrifício que a tribo suplantou
Índia tão bela
Sua lágrima o fruto fez brotar
Do solo sagrado brasileiro
Correu o mundo e tem história pra contar”

A sinopse deste enredo diferentemente dos outros sambas que já foram analisados aqui, não possui separação de setor, ou seja, vamos na dedução descobrir os cinco setores do desfile (a menos que o André Machado nos de aquele apoio e abra o jogo pra gente #AjudaNoiz). As quatro rimas iniciais desta parte do samba são do formato em que se conectam no fim do verso, esteticamente falando é de mal gosto, agora na prática dá um efeito formidável, a melodia desta parte é ótima, contagiante, o final da estrofe é de ótimo gosto, palmas para os compositores. Agora vamos pro enredo: O enredo se desenvolve no começo com uma descrição do Pará e a lenda de Iaçá que é o que essa parte passa a beleza do Pará e a lenda que origina o Açaí.

 

“O povo tupinambá
Foi o primeiro a provar
E fez a festa... Na aldeia
É canto e devoção
Somos todos irmãos
Sangue cabano tá na veia”

 

No refrão central destaco novamente sua linda melodia, dá pra tirar uma ótima bossa aqui, é a parte mais mexida do samba depois de terem escolhido, mesmo mantendo as terminações iguais ainda me soa um pouco diferente como se tivesse mostrando que foi mexido mesmo, mas é só impressão.

 

“As margens do rio
Mercado popular
Destaque na cor e no seu paladar
Dela tudo se aproveita
Árvore sagrada
Culto de mina nagô (Ooo)
Saúde Bem-Estar (Ooo)
Pra revitalizar
Na procissão de fé do Cirio de Nazaré
Hoje clamo em oração
Ó virgem santa abençoai meu pavilhão
São 400 anos guardados no coração”



Até aqui só foram elogios ao samba certo? Pois bem! Terminará assim também! Para falar a verdade, este samba me conquistou nesta parte (mais precisamente do quarto ao oitavo verso da estrofe), ele acelera, é verdade, mas os versos, a prolongação usada é tão bem empregada e de uma felicidade tremenda que fica agora somente a expectativa para o que o saudoso Royce do Cavaco fará com esse grande acerto de mãos do Acyyoly e companhia. Esta parte do enredo se passa pelo Mercado do Ver o Peso, o sagrado Açaizero e os benefícios que o fruto faz à saúde e por fim a homenagem à cidade de Belém do Pará, é onde encontramos mais conteúdos diferentes e mesmo assim o samba não se perde, segue sendo bonito.

 

Por fim digo que este samba da X-9 é um ótimo samba para o carnaval de 2016 e que será sem dúvidas uma grande promessa, porque convenhamos, falar de índio, mato e etc fica bem mais fácil porque não se gasta o tanto que outros enredos gastariam(não é uma critica a ninguém pelo contrário), em tempo de crise que assola os brasileiros tem que cortar o “s” da crise e criar! Não tem dinheiro? Faz um samba que levante a multidão e corre pro abraço, mesmo não sendo tão simples assim, não deixa de ser uma estratégia, vale salientar também a competência do carnavalesco André Machado que mesmo sempre muito canetado (INJUSTAMENTE), é um baita dum profissional e sempre traz belíssimos visuais para o carnaval paulista.


Se ainda não ouviu o samba da X9 para 2016, basta clicar no vídeo abaixo e ouvir!


 

Esta é a quinta análise caso você não conferiu ainda as anteriores os links estão aqui embaixo:

Império de Casa Verde:
http://jiofolia.blogspot.com.br/2015/08/analise-dos-sambas-imperio-de-casa-verde.html

A próxima análise sairá em breve se Deus quiser.

Abraços a todos

Boa Sorte a Gigante da Zona Norte, Avante X-9!

Por: Henrique Torres
Revisão: Vinícius Marques

Comentários