Análise dos Sambas (Grupo Especial SP) – Unidos do Peruche

Seguindo com as análises dos sambas paulistas do grupo especial hoje vamos com a quarta escola a definir o seu samba, a Unidos do Peruche! A Filial do Samba da Zona Norte levará para a avenida o enredo sobre o centenário do Samba.

 

  

“FIRMA O PANDEIRO E O TAN TAN
TEM SAMBA ATÉ DE MANHÃ
E A NAÇÃO PERUCHEANA FAZ A FESTA
O MEU BATUQUE ECOOU, UM LINDO CANTO DE AMOR
A FILIAL CHEGOU”

           

O samba se inicia com o refrão de cabeça, cinco versos, por ter esse enredo, fica fácil fazer uma introdução do enredo sem parecer forçado. É pra cima o que se requere de uma escola que abre uma noite de desfiles, um fato a se analisar é o verso central, este terceiro verso da estrofe não rima com nenhum outro, entretanto não é descontado ponto da estética do samba pois o mesmo passa despercebido com outras três repetições da terminação (Ô) boa sacado dos compositores.

 

“NA GINGA VEM O POVO NEGRO
CELEBRANDO A VIDA E A MAGIA ANCESTRAL
DAS BANDAS DE ANGOLA E DO CONGO
BATENDO NA PALMA DA MÃO
BAIANAS ABRAÇARAM A TRADIÇÃO
NA PRAÇA XI, O BERÇO IMORTAL
HERANÇA DOS TERREIROS DE IAIÁ
SÃO BATUQUEIROS QUE VENCERAM PRECONCEITOS
A NOBREZA DA CULTURA POPULAR”

A saída do samba é incomum, não segue uma contínua apresentação da escola e sim já parte para o enredo. Esta primeira e extensa parte é a Raiz Negra do Samba, sim! O primeiro setor da escola toma conta de toda a primeira parte do samba! Querendo ou não é o trecho que carrega mais “parte histórica” do desfile, é de extremo requinte e suavidade como os versos vão brotando e as rimas saindo do nada, algo natural. Uma aula de que também se faz samba sem usar rimas manjadas e uma melodia quadrada.

“CAVAQUINHO A TOCAR, SENTIMENTO NO AR
É POESIA ETERNIZADA EM CADA NOTA
O SOM QUE AFLORA É A CARA DO POVO
“AQUARELA” QUE PINTOU UM MUNDO NOVO”

 

Enfim chegamos ao segundo setor do desfile denominado como “Eternamente em nossos corações”, o intuito é passar sambas que ficaram na memória, uma parte no desfile que terá uma ótima representação. Porém, uma parte tão rica em história foi contida em apenas quatro versos para representar este belo setor, é a parte mais quadrada deste samba, rimas manjadas depois de uma inspiração na primeira parte o refrão deixa a desejar.

 

“ENTÃO, “MEU BRASIL, BRASILEIRO”
É DE BAMBAS, CELEIRO
NAS RUAS, VIELAS, A VOZ DA FAVELA
ACORDES QUE TROUXERAM LIBERDADE
NÃO MARCAM BOBEIRA, A BOEMIA E A MALANDRAGEM

Terceiro Setor que transpassa os sambas cantados em bares e em forma de protesto seja ele qual for, a melodia no começo da estrofe é contagiante, uma prolongação do “então” que começam lento e terminam a estrofe pra cima, nada além pra se destacar.

 

“À LUZ DA LUA SUAS FACES VÃO BRILHAR
E NOS QUINTAIS, INSPIRAÇÃO DE UM NOVO DIA
SE TEM O BANJO E O REPIQUE, VAMOS SAMBAR NO CACIQUE
FAZER DO ENREDO UMA CANÇÃO
EU SOU PERUCHE, “NÃO LEVE A MAL”
“A GRANDE CAMPEÃ DE CARNAVAL””

 

Finalizando o samba o quarto setor, pois o quinto não é colocado por se tratar dos sambas. Única menção a este setor é o “aquarela brasileira” no refrão central, bom voltando ao quarto setor diferente dos outros sambas onde o ápice se encontra nos refrões este samba possui a virtude de sua melhor parte constar numa parte sem repetições, melodia contagiosa, e pra finalizar é claro um ensurdecedor “chama comunidade” com o “Eu sou Peruche, não leve a mal, a grande campeã de carnaval”.

 

Por fim, este samba do Peruche é um samba bom, onde poderá sim cumprir sua função com sua belíssima melodia de abrir uma noite de desfiles, em minha visão eu esperava um pouco mais da escola, por ser Peruche e se tratar de 100 anos de Samba, parecia que viria algo arrebatador. Foi algo bom? Foi! Mas sei lá, fica um sentimento que está faltando alguma coisa para ser bom o bastante e conseguir segurar um enredo tão pesado como tal, referência a outros sambas históricos pra mim ficou faltando, poderia fazer uns 4 versos mexendo com as partes dos sambas históricos, paciência né ? Mas poderia ser uma boa jogada.

 

Esta é a quarta análise caso você não conferiu ainda as três anteriores os links estão aqui embaixo:

Império de Casa Verde:
http://jiofolia.blogspot.com.br/2015/08/analise-dos-sambas-imperio-de-casa-verde.html

A próxima análise sairá em breve se Deus quiser.

Abraços a todos
Boa Sorte Filial do Samba, Avante Peruche!

Por: Henrique Torres

Revisão: Vinícius Marques

Comentários