Análise dos Sambas (Grupo Especial SP) – Dragões da Real

Seguindo com as analises dos sambas paulistas do grupo especial hoje vamos com a terceira escola a definir o seu samba, a Dragões da Real! A escola Tricolor da Vila Anastácio levará para a avenida o enredo sobre Presentes e Surpresas. Um samba que logo se nota que tem a Marca Dragões da Real, não é explosivo, é contagiante, cadenciado e como sempre tem como ápice os refrões.

 

 

“Nossa história o amor revela
A surpresa chegou, é ela!
Um mesmo ideal, brilhar no carnaval
Dragões da Real”

           

O samba se inicia com o refrão de cabeça, quatro versos, uma declaração de amor à escola esta parte, apresenta o enredo e cumpre sua função, destaco aqui a linda melodia em que foi construída, é marcante. Agora esteticamente falando é uma estrofe bem mais ou menos, “ela, ela, al, al, al” essas terminações me dão um parecer estranho causando uma má impressão de repetições desnecessárias.

 

“Sou eu o porta voz da alegria
A magia que desperta emoções
Hoje faço a festa na avenida
Tenho orgulho de ser DRAGÕES”

 

Logo a seguir continua fazendo a apresentação do enredo e a exaltação à escola, nada a relevar a mais nestes versos, apenas cumpre seu papel.

 

Sou eu...O pensamento, a oração
Em cada forma de expressão
Um gesto de amor
E pelos altares desta vida
Em nome da fé eu vou!”

 

Eis que o enredo começa a se desenvolver pra valer a partir daqui. No “papel”, é o segundo setor do desfile, onde abordará os presentes de fé, onde será representado vários povos e seus modos de presentear segundo a sua fé, é muito cadenciado, bem lento, quase parando, ai vem o trunfo da Dragões chamado Daniel Collete! O cara é um monstro, quando se diz a respeito de transformar um samba, consegue trazer alegria e animação, ponto pra eles, no mais passa muito bem a ideia do setor.

 

“Me pega, me leva, mas preste atenção!
A fama de grego não quero não!
Fui abandonado, deixado de lado
Meu bem me tira desta confusão”

 

Chegamos ao refrão central, onde é apresentado o terceiro setor da escola, talvez o mais criativo e divertido da escola, será mostrado na avenida, diversos presentes que geram incômodos, (fico na torcida de ver um grande cavalo de troia) É minha parte preferida do samba onde traz mais liberdade no canto, e essa turma de compositores vale salientar do Armenio e cia, tem uma grande facilidade em conseguir desmiuçar uma sinopse e fazer um bom trabalho, apresentam esta virtude não só neste samba como em vários outros que são lançados anualmente, voltando para o samba uma sacada boa no inicio depois volta para a mesma regularidade de sempre.

 

“Saudade serei sua imagem
A lembrança renasce no olhar
Fiz da ilusão realidade,
De felicidade o meu lugar!”

 

A saída do refrão é estável, esta parte é o momento onde é recordado viagens e momentos inesquecíveis, se bem trabalho dá caldo, é básico, fácil, nada demais, difícil até de analisar, as palavras se encaixam e brota os versos, digno de um samba correto nada além.

 

“Caminhei unindo sonhos e paixões
De mão em mão, por gerações
São tantos momentos e dias
Razões que o tempo marcou
Vou me entregar nesta folia
Provar o meu real valor

 

Enfim o último setor da escola onde é abordado as datas favoritas como aniversário, dia das crianças, dos namorados etc.. E é isso, vai caminhando normalmente o samba quando chega no dois últimos versos que realmente demonstra que está finalizando o samba, tem uma saída boa.

Por fim este samba da Dragões não me agrada esteticamente, é muito correto, não ousa, algo muito linear que é uma marca da escola, desde 2012 no grupo especial a escola segue fazendo samba sempre deste formato, mesmo sendo todo ano um verdadeiro espetáculo a parte visual quando chega na parte musical é uma das menos esperada, a escola vem numa crescente absurda, isto é inegável mas para abocanhar o título creio que esteja faltando essa tal inovação na parte musical da escola. É uma crítica? Sim! Mas uma critica construtiva, não é uma opinião somente minha, fica a mensagem para a Dragões da Real, toda a sorte do mundo para a escola, e que realmente como esperado nos de um presente com seu desfile em 2016.

 

Esta é a terceira análise caso você não conferiu ainda as duas anteriores referente ao samba do Império de Casa Verde entre neste link: jiofolia.blogspot.com.br/2015/08/analise-dos-sambas-imperio-de-casa-verde.html,  já referente ao samba da Pérola Negra entre neste link: http://jiofolia.blogspot.com.br/2015/08/analise-dos-sambas-grupo-especial-sp_25.html a próxima análise sairá em breve se Deus quiser.

Abraços a todos

Boa Sorte ao Dragão Tricolor do Samba, Avante Dragões!

Comentários