Mancha e X-9 apresentam seus sambas, enquanto na Bela Vista tumulto atrapalha ensaio turbinado da Vai-Vai.
A locomotiva rumo ao carnaval 2019 continua fluindo a todo vapor. Por vezes desgovernada, infelizmente, nos trouxe alguns tristes episódios, mas também há alegrias inenarráveis.
Confira os detalhes do último fim de semana, 28 e 29 de julho, sob o olhar da equipe JIO Folia:
Mancha Verde premia a parceria dos gêmeos Minueto e Cia.
No último sábado (28), uma das finais mais aguardadas do carnaval, em razão do investimento e o tema elogiado pelo mundo do samba, a escola de samba Mancha Verde definiu o samba que levará a escola a buscar o inédito título do grupo especial.
Depois de passar por uma disputa interna, dois sambas foram cantados a comunidade durante vinte minutos cada um. Após as apresentações, a parceria de Sereno, Chefia, Darlan Alves, Rodrigo Minueto, Gui Cruz, André Ricardo e Rodolfo Minueto foi declarada como vencedora. Prezando sempre pela transparência em suas disputas, o presidente Paulo Serdan pediu o apoio da comunidade para abraçar o samba campeão. No final, o intérprete Fredy Vianna entoou o novo hino e a quadra sentiu a intensidade da letra vitoriosa.
X-9 Paulistana é favela, é o bem e Arlindo Cruz
O domingo (29) foi de festa para comunidade da zona norte. Homenageando o sambista Arlindo Cruz, que se recupera de um AVC hemorrágico, a X-9 Paulistana apresentou ao público e a comunidade o samba enredo que contará a história do sambista no Anhembi. A agremiação tenta quebrar o jejum de títulos no Grupo Especial, fato que não ocorre desde 2000.
Realizando também sua festa julina, a escola contou também com o show do partideiro Armando Polêmico. O artista levou nomes como Bernadete, da Unidos do Peruche, e Joãozinho Carnavalesco, ex- Originais do Samba, para cantar sambas em homenagem a Arlindo.
Após o show, a bateria Pulsação Nota 1000 comandada pelos mestres Fábio Américo e Kito embalou os presentes com os hinos e sambas marcantes da escola. Como tradicionalmente ocorre, a cerimônia de troca de pavilhões e o samba de 2018 foram cantados a plenos pulmões antes da apresentação do samba de autoria dos compositores Arlindo Neto, André Diniz, Cláudio Russo, Márcio André Filho, Valência e Darlan Alves.
![]() |
Apresentação dos casais de mestre-sala e porta-bandeira da X9 |
Os ensaios rumo a 2019 serão iniciados no próximo domingo (5), a partir das 19h30. O desfile oficial da X-9 vai acontecer em 1º de março, sexta-feira. A agremiação será a 6ª a desfilar no Anhembi.
Ensaio turbinado da Vai-Vai termina em confusão
Era para ser o primeiro esquenta rumo ao carnaval 2019 na Bela Vista, mas a noite terminou em confusão envolvendo integrantes da "escola do povo”. O último domingo contou com a presença inédita da coirmã Mocidade Alegre, mas a crise interna ganhou mais holofotes.
A oposição da escola pede a renúncia do atual presidente Darly Silva (Neguitão) e sua diretoria desde o engasgado resultado e décimo lugar da agremiação no carnaval 2018. Os protestos foram feitos de diversas formas. Cartazes pendurados estavam nos postes da Rua São Vicente e de frente para a entrada da quadra. Palavras de ordem e pedidos de transparência da gestão da escola mostravam nas faixas a indignação de alguns componentes.
A escola estava lotada e quem estava lá viu, pelo menos, três momentos de tensão dentro e fora da sede social da Vai-Vai. Brigas e discussões acaloradas fizeram alguns torcedores de ambas as agremiações até irem embora antes do ensaio terminar, principalmente, as famílias que lavaram crianças e idosos para curtir o domingo na Bela Vista.
Texto: Marcelo Almeyda
Revisão: Lívia Martins
Comentários
Postar um comentário