E dá licença que chegou a filial! Samba dos Meninos vence na Peruche


E dá licença que chegou a filial! 
Samba dos meninos surpreende e vence na Unidos do Peruche 



Lutando para retornar ao grupo especial do carnaval de São Paulo, a Unidos do Peruche escolheu seu samba enredo rumo ao carnaval 2019. Em evento realizado em sua sede social a comunidade compareceu de forma significativa para a acompanhar os quatro sambas finalistas que levarão a África ao Anhembi. 

Peruche é, não leve a mal, a grande campeã de carnaval 
O trecho de um dos sambas exaltação da escola marca bem o que foi esta final aos perucheanos. Uma nova oportunidade de retornar ao grupo do qual nunca deveria ter saído. Fator relevante foi a aceitação dos componentes e simpatizantes. Mesmo com eventos paralelos, o principal deles as eliminatórias da vizinha e co irmã Mocidade Alegre a quadra estava cheia. Sinal de que os ventos de mudança sopram para esta tradicional escola paulistana.

Noite de surpresas
Além da final de samba enredo a noite revelou também algumas surpresas aos presentes. A coroação das musas da bateria, realizada pelos próprios diretores e mestre Call e a apresentação do pavilhão do carnaval 2019. Em discurso o presidente Ney de Morais prometeu a comunidade que fará um carnaval com nível de grupo especial. “Vocês podem esperar, e tem a minha palavra de que a Peruche fará um desfile de nível especial no Anhembi”



Quatro sambas na finalíssima
Depois de audições internas com a participação de segmentos da escola, quatro obras chegaram a grande final. Seu objetivo cantar a África e encantar os jurados e votantes. Em 5 passagens e um a um os sambas foram se apresentando e mostrando suas propostas em retratar a mãe da humanidade, do povo sofrido de belezas e riquezas incalculáveis. Pareados em sambas 19, 15, 10 e 14 as parcerias mobilizaram torcidas, aparatos e até cânticos africanos para se sobressaírem. Uma disputa bem acirrada e tipicamente de escola de samba nos remetendo a passados gloriosos onde não havia um só favorito. 

O Tuiuti me representa
A escola carioca Paraíso do Tuiuti também abrilhantou a final da Unidos do Peruche. Com a bateria Supersom em bom número, malandros, mulatas e baianas e seu principal intérprete Celsinho Mody. A escola realizou apresentação completa com seus sambas principais além do samba vice campeão do carnaval do Rio de Janeiro e o já famoso enredo do carnaval 2019 em que contará uma lenda do Ceará. Aproximadamente uma hora de show de nível acima da expectativa. 

Samba dos meninos confirma favoritismo
Após as apresentações da Tuiuti e de entoar pela última vez o samba de 2018, a direção da escola subiu ao palco convidando integrantes dos quatro sambas para o anúncio oficial. Cercado de mistério e apreensão a quadra se revelou em êxtase quando o intérprete Toninho Penteado chamou a comunidade com seu tradicional bordão “Agora é com a gente!”. Com entusiasmo começou a entoar o samba da parceria de Tio Do, Paulinho Sorriso, Douglas Chocolate, Juliano, Márcio Zanato, Arnaldo Luz e Thiago de Xangô. Festa no quilombo Peruche onde seus ancestrais serão exaltados, e mais uma grande obra para galeria das escolas de samba paulistanas.



A Unidos do Peruche será a sétima escola a desfilar já na segunda feira de carnaval pela madrugada. Com o enredo assinado pelo carnavalesco Amauri Santos retratará um dos berços de nossa civilização com o título “Nascem do ventre africano, os valores do mundo. África, um passado presente no futuro da humanidade.”

Texto: Marcelo Almeyda
Revisão: Lívia Martins


Comentários