Confira os Temas e o que preparam os Bois Caprichoso e Garantido para o Festival de Parintins 2017!


O 52º Festival Folclórico de Parintins que acontece nesse final de semana (30 de junho, 01 e 02 de julho) marcará mais um duelo entre os Bois Garantido e Caprichoso (Vermelho x Azul) no Bumbódromo de Parintins, em Manaus/AM. 

A transmissão do Festival ficará por conta da TV ACrítica (Emissora Local) que cedeu os direitos de transmissão para a TV Cultura poder passar para TODO O BRASIL. 

Confira o horário de transmissão e ordem de apresentação abaixo:

Sexta Feira - 30 de Junho
22:30 - Boi Garantido
01:30 - Boi Caprichoso

Sábado - 01 de Julho
21:00 - Boi Caprichoso
00:00 - Boi Garantido

Domingo - 02 de Julho
21:00 - Boi Garantido
00:00 - Boi Caprichoso


Sem mais delongas, vamos aos preparativos dos Bumbás para 2017!

Começamos falando do atual campeão do Festival Folclórico de Parintins, o boi vermelho e branco!

MAGIA E FASCÍNIO NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA é o tema que o Boi Bumba Garantido apresentará no Festival de Parintins de 2017.

Com esse tema, o Garantido pretende lançar um grito de alerta pela Amazônia que vem sendo degradada ao longo do tempo. Por conta da cobiça do homem, grandes florestas estão sendo derrubadas para dar lugar a grandes plantações de soja e criações de gado, em função disso, o Boi Garantido pretende fazer uma viagem ao universo mítico da Amazônia enaltecendo este rico bioma de belezas naturais que é considerado o pulmão do mundo, lar de dezenas de milhares de plantas e animais, bem como a cultura indígena, as lendas, os seres imaginários e os seres que protegem a floresta.

O Garantido pretende mostrar que é possível viver com equilíbrio e harmonia. A Magia e Fascínio de uma Amazônia que apesar de sofrida resiste com seus povos, seus costumes, suas lendas e sua cultura no coração da Floresta.




Já o Boi Bumbá Caprichoso levará para o 52º Festival Folclórico de Parintins o tema: “A Poética do Imaginário Caboclo”.

Em preparação desde setembro do ano passado para apresentar um grandioso espetáculo nas três noites de festival, no ano de 2017, o boi azul e branco chega para a disputa do título com as novas presidências administrativa e do conselho de artes, e também, algumas mudanças no quadro geral de artistas e itens.

O Caprichoso aposta em uma temática celebrando os elementos místicos, típicos e culturais que estão alicerçados nos costumes do caboclo, que é fruto da intensa e variada miscigenação do nosso país, como defende Darcy Ribeiro. As transcendências, os mundos fantásticos e as cenas simples do cotidiano caboclo, porém, intensas em riqueza cultural, serão apresentadas nas três noites de apresentação do boi da francesa.

A relação entre o homem e a natureza constrói a base da temática, que, segundo o Conselho de Artes, se reinventa no festival em forma de poesia e arte. A galera azulada, durante o processo de organização do boi, também conheceu os estreantes que integrarão o quadro de itens individuais dos bois:

Prince do Boi – Amo do Boi
Marcela Marialva – Porta-Estandarte
Valentina Cid – Sinhazinha da Fazenda
Marciele Albuquerque – Cunhã- Poranga
Alexandre Azevedo - Tripa
Netto Simões – Pajé

O ex-amo do boi Edmundo Oran assumiu o item de número 01 (Apresentador), que, no ano de 2016 foi defendido por Fabiano Neves. O imperador David Assayag permanece como levantador de toadas. O Conselho de Artes presidido por Erick Nakanome e integrado por Socorro Carvalho, Juarez Lima, Simão Assayag e Ronaldo Barbosa promete um grandioso espetáculo plástico e musical, repleto de surpresas, mas, sem esquecer da tradição do “dois pra lá e pra cá”. O Boi Caprichoso encerra a primeira noite, abre a segunda e encerra o Festival Folclórico de Parintins, buscando o título de campeão.





Comentários