A Saudade acabou. Escolas de samba paulistas começam a revelar seus enredos para 2019.



As cinzas da quarta feira não acabaram.

A menos de 300 dias de uma nova disputa, carnaval paulistano começa a conhecer os enredos do carnaval 2019.

As cinzas da quarta feira já se dissiparam, a poeira está baixa e o coração saudosista. Pouco mais de três meses de uma a apuração acirradíssima, o carnaval paulistano volta a pauta com a escolha dos enredos que farão parte do concurso do próximo ano. Ainda sob algum mistério as escolas de samba começam a mostrar seus temas e explanar de que maneira procederão com suas disputas de samba enredo nas famosas eliminatórias.

Até o momento 4 escolas de samba já apresentaram seus enredos visando os desfiles de 2019. Entre homenagens, viagens culturais e a exaltação ao pavilhão e às escolas de samba, vamos desenhando um cenário de temas que por enquanto fogem da obviedade e aguçam os sentidos do sambista e suas comunidades.

Acadêmicos do Tatuapé:

Atual bi campeã do carnaval paulistano, a “escola que acredita” busca o tri campeonato homenageando os guerreiros que fizeram parte de nossa história, além de homenagear o povo brasileiro a quem consideram guerreiros do cotidiano. Intitulado “Bravos Guerreiros – Por Deus, pela honra, pela justiça e pelos que precisam de nós” o carnavalesco Wagner Santos busca igualar o feito da Mocidade Alegre que conquistou três títulos em sequência nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Logo Oficial do Enredo de 2019

Colorado do Brás:

Recém promovida ao Grupo Especial em 2019 e com a obrigação de abrir os desfiles de sexta feira, a Colorado mostrará o Quênia na passarela do Anhembi. Com o título “Hakuna Matata – Isso é Viver” a vermelho e branco contará sobre a libertação do povo após a guerra civil de 1963, seus costumes, riquezas, lendas e cultura. Hakuna Matata está presente em uma das músicas mais conhecidas pelos quenianos a Jambo bwana. Para as bandas de cá a frase ficou mundialmente conhecida no longa da Disney “O Rei Leão”, onde os amigos Simba, Timão e Pumba podiam encontrar um modo de vida “sem problemas”.

Logo Oficial do Enredo de 2019

X-9 Paulistana:

Uma das principais representantes da zona norte paulistana, a X-9 busca recuperar os áureos tempos de glória homenageando um dos principais sambistas do país, Arlindo Cruz. Com mais de 550 canções gravadas, é o responsável por embalar corações apaixonados por suas melodias e sambas canção. Com o enredo “Meu lugar é cercado de luta e suor, esperança num mundo melhor! O show tem que continuar”. A comunidade xisnoveana aposta na junção de duas frases de grande sucesso das musicas do artista “Meu Lugar” e “O show tem que continuar” em parceria com o grupo Fundo de Quintal. Atualmente Arlindo luta diariamente para recuperar-se de um acidente vascular cerebral hemorrágico ocorrido em março de 2017.

Logo Oficial do Enredo de 2019

Gaviões da Fiel Torcida:

No bom estilo recordar é viver, os Gaviões apostam em um de seus clássicos sambas para voltar a figurar entre as campeãs do grupo especial. Originalmente de 1994 o desfile “ A saliva do santo e o veneno da serpente” será reeditado desta vez sob a assinatura do carnavalesco Sidney França. Este desfile rendeu à comunidade do Bom Retiro seu primeiro vice campeonato que culminaria no ano seguinte com a conquista do primeiro título da fiel torcida com o tema “Coisa boa é para sempre”.

Logo Oficial do Enredo de 2019

Mancha Verde:

Após surpreender os bastidores do carnaval paulistano com a contratação do carnavalesco multicampeão Jorge Freitas, a escola Mancha Verde levará a africanidade ao Anhembi em 2019. Com o título “Oxalá salve a princesa. A saga de uma guerreira negra” a verde e branco da barra Funda busca o inédito título do grupo especial após terminar a disputa de 2018 na terceira posição empatada com a bi campeã Tatuapé e a vice Mocidade Alegre com 270 pontos, ficando atrás nos critérios de desempate. Vale lembrar que a escola falará pela segunda vez sobre o tema, em 2012 a agremiação levou ao Anhembi, “Pelas mãos do mensageiro do axé a lição de Odu Obará: a humildade” ficando com a quarta posição.

Logo Oficial do Enredo de 2019

Mocidade Unida da Mooca:

Símbolo mais importante de uma escola de samba, o pavilhão vira protagonista no enredo da MUM para o carnaval 2019. “Manto sagrado, a história que o tempo bordou” é uma homenagem a história dos carnavais tendo como pano de fundo o seu símbolo mais imponente. Estreante do grupo de acesso 1, a escola da Mooca busca firmar-se e alçar vôos bem altos rumo à elite do carnaval.

Logo Oficial do Enredo de 2019

Pérola Negra:

Depois do amargo quinto lugar na disputa do grupo de Acesso 1 de 2018, a comunidade da Vila Madalena aposta no ineditismo para retornar à elite das escolas de samba. Pela primeira vez em sua história a jóia rara leva um enredo afro ao Anhembi. Com o tema “Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra”, a agremiação aposta na continuidade do carnavalesco Anselmo Brito e do diretor de bateria Fernando Neninho para retornar ao grupo Especial em 2020.

Logo Oficial do Enredo de 2019

Barroca Zona Sul:

Exaltando a ancestralidade africana, a faculdade do samba exaltará Oxossí no carnaval 2019. Responsável pela fartura, pela caça, pelas florestas e o sustento, o orixá será o homenageado pela escola da zona sul que ficou em terceiro lugar no grupo de Acesso 1 brigando junto às primeiras colocadas pelo acesso ao grupo especial. Ainda sem carnavalesco depois da saída de Mauro Xuxa, ainda não temos informações de quem será responsável pela assinatura do desfile da escola.

Logo Oficial do Enredo de 2019


Depois desta pequena apresentação, fica a expectativa de que grandes sambas sejam escolhidos e que tenhamos uma excelente disputa no próximo carnaval. Os preparativos não param são 296 dias e contando para que o próximo espetáculo esteja pronto.

Texto: Caíque Salinas e Marcello Almeyda
Revisão: Marcello Almeyda

Comentários