Um “menu” de rituais é o que prepara a Sossego para o Carnaval 2018!


Após permanência na Série A, no último carnaval, a Acadêmicos do Sossego - terceira escola a se apresentar na sexta feira - trará para a avenida o enredo “Ritualis”, de autoria do carnavalesco Petterson Alves, estreando na folia carioca.

Com a promessa de abordar os mais diversos rituais ao longo da humanidade, o enredo começa narrando a história dos variados saberes no processo de formação cultural da humanidade.

A lira, instrumento musical, apresenta diversos significados para a agremiação. Ela está presente na simbologia dentro dos rituais, como fonte de inspiração para artistas de forma geral, e no símbolo da escola. Além disso, também tem um significado astral.

Começa então uma narração individual dos rituais, passando pelos rituais gregos e os cultos aos deuses do Olímpio. A forma como esses personagens se relacionavam intimamente com a humanidade e com toda a civilização moderna também foi moldada pelos deuses.

Em Roma, conhecemos o ritual da Saturnália, onde acontecia a festa da colheita em homenagem à Saturno, deusa da fertilidade. É válido ressaltar que desta festa provém duas grandes comemorações, o Natal e o Carnaval.

Para dar início à festividade carnavalesca, escolhia-se um homem do povo e o consagrava como rei até os finais dos festejos. O escolhido desfilava para “sua corte” em cima de um “carro naval”. Este personagem lembra alguém de nossa folia, caros leitores?

Chegamos aos rituais bíblicos e sua grande influencia por meio da religião. Serão contados os mais famosos e conhecidos, como a história de Abraão e Noé. Ainda nesta temática, serão abordados os rituais mulçumanos, ricos em história e sabedoria.

O enredo também contará os rituais negros, como feitiçarias, bruxarias, vodus, pactos e a história dos rituais de magia negra. Além disso, a agremiação falará do ritual de Sabbat, realizado pelos bruxos a cada oito anos.

Os mais diversos rituais de cura terão todo um setor, que abordará as mais diversas culturas e religiões. Passarão por todo o processo de fé e instrumentos utilizados para tal, inclusive a sabedoria popular.

Não poderia faltar um setor dedicado aos rituais africanos e suas religiões de forte influencia em nosso país. Aqui deverão correr referencias ao Candomblé e à Umbanda e suas tradições seculares.

No final um grande pedido de tolerância religiosa aos povos para que a união e o respeito precisa estar presente no grande e último ritual, o Carnaval.

Espero um enredo extremamente interessante do Sossego e estou ansioso para ver como ele será desenvolvido na avenida pelas mãos do estreante carnavalesco.

E vocês leitores, o que acham do enredo?

Por: Carlos Eduardo Dantas
Revisão: Ana Carolina

Comentários