ANÁLISE DOS SAMBAS 2017 – MANGUEIRA

ANÁLISE DOS SAMBAS 2017 – MANGUEIRA

Escrito por Hyder Oliveira.


A Mangueira traz para o carnaval de 2017 um samba muito bom, forte e que aborda os diversos tipos de crenças, na tentativa de um sonhado bicampeonato. A grande virtude da letra é não complicar, conseguindo ser um samba funcional e de fácil entendimento. Com a força de uma comunidade que diversas vezes sustentou o canto da agremiação em meio às “paradonas”, o samba tem tudo para funcionar no desfile e conquistar nota máxima. Ciganerey faz um belo trabalho e garante um show de qualidade à frente do carro de som verde-e-rosa.

O MEU TAMBOR TEM AXÉ MANGUEIRA
SOU FILHO DE FÉ DO POVO DE ARUANDA
NASCIDO E CRIADO PRA VENCER DEMANDA
BATIZADO NO ALTAR DO SAMBA

O refrão principal fala de crenças presentes na umbanda. Fala da batida do tambor, presente nas grandes festas do terreiro, além de valorizar o “povo de Aruanda”, um paraíso do plano espiritual para pretos-velhos e demais entidades. A expressão “vencer demanda” significa libertação de fluidos negativos, de maus sentimentos. No geral, retrato da fé contida nos terreiros.

MANGUEIRA… EU JÁ BENZI MINHA BANDEIRA
BATI TRÊS VEZES NA MADEIRA
PARA A VITÓRIA ALCANÇAR
NO PEITO PATUÁ, ARRUDA E GUINÉ
PARA PROVAR QUE O MEU POVO NUNCA PERDE A FÉ
A VELA ACESA PRO CAMINHO ILUMINAR
UM DESEJO NO ALTAR, OU NO GONGÁ
VOU FESTEJAR COM A DIVINA PROTEÇÃO
NUM CÉU DE ESTRELAS ENFEITADO DE BALÃO
É VERDE E ROSA O TOM DA MINHA DEVOÇÃO
JÁ VIROU RELIGIÃO

Essa estrofe ressalta o setor das superstições, atribuindo a fé aos símbolos da sorte. A famosa “batida na madeira” para evitar má sorte, amuletos e símbolos característicos das crenças populares, como patuás, trevos e pés-de-coelho. Também fala de cultos aos santos em diversas religiões, acendendo a vela para iluminar os caminhos. Estrofe autoexplicativa, sem grandes margens para dúvidas.

O MANTO A PROTEGER, MÃEZINHA A ME GUIAR
VALEI-ME MEU PADIM ONDE QUER QUE EU VÁ
LEVO OFERENDAS A RAINHA DO MAR
INAÊ, MARABÔ, JANAÍNA

Sincretismo religioso muito presente no refrão do meio. Começa falando sobre a fé católica, com a devoção a Nossa Senhora e as romarias ao “padim” Padre Cícero, além de mencionar as festividades em honra a Iemanjá, com todos os nomes que são atribuídos a ela.

ABRIRAM-SE AS PORTAS DO CÉU CHOVEU NO ROÇADO
NUM LAÇO DE FITA A MENINA PEDIU COMUNHÃO
BALA, COCADA E GUARANÁ PRO ERÊ
MEU PADROEIRO IRÁ SEMPRE INTERCEDER
CLAREIA… TENHO UM GUERREIRO A ME DEFENDER
FIRMO O PONTO PRO MEU ORIXÁ (NO TERREIRO)
PELAS MATAS EU VOU ME CERCAR (MANDINGUEIRO)
MEL, MARAFO E ABÔ…
SÓ COM A AJUDA DO SANTO EU VOU (CONFIRMAR MEU VALOR)
O MORRO EM ORAÇÃO, CLAMANDO EM UMA SÓ VOZ
SOU A PRIMEIRA ESTAÇÃO, ROGAI POR NÓS!

Mais uma estrofe abordando principalmente as crenças presentes na umbanda, justamente o maior ponto negativo do samba. Quando se pretende abordar a fé sob diversos prismas, a visão unilateral torna a letra bem mais pobre. Novamente temos aqui a presença destacada do sincretismo religioso, com a presença da proteção dos santos, que nos terreiros são chamados de orixás. Mais do mesmo! Melodia destacada, letra girando em círculos.

A Mangueira vem com muita força novamente, com uma linha melódica animada e uma letra bonita, bem escrita. A sinopse não ajuda muito e torna o samba com poucas opções, o que o torna repetitivo e previsível. Sendo a última a desfilar, talvez esse detalhe possa passar despercebido pelos jurados, evidentemente mais cansados para perceber detalhes tão peculiares e até mesmo subjetivos. A única garantia que temos é que vem um espetáculo por aí. É Surdo Um, mané!!!

PERDEU ALGUMA ANÁLISE? CONFIRA TODAS AS ANÁLISES CLICANDO AQUI!

Comentários

  1. Gostaria de acrescentar que o refrão principal ao mencionar a palavra "demanda" faz referência, por metáfora, ao primeiro samba da Mangueira - Chega de Demanda - com a qual ela foi campeã em 1932, endossando que os Mangueirenses foram batizados no altar do samba. Ao invocar todos os santos católicos e todos os orixás, nos aspectos onde não há ou há sincretismo, o Mangueirense finalmente ora para o que ele mais quer todo ano: evocar o povo que ore junto com ele para ser o destaque do carnaval, ganhando o vigésimo título!

    ResponderExcluir

Postar um comentário