X-9 Paulistana divulga seu enredo para o Carnaval 2016.

A X-9 Paulistana lançou seu enredo para o Carnaval paulista de 2016, no início da noite deste domingo, dia 31, através de seu site oficial.
"Açaí guardiã! Do amor de Iaça ao esplendor de Belém do Pará", é o tema que será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, que fez sua estreia na tricolor este ano
Leia texto de apresentação do enredo:

Apresentação:

Há muito tempo atrás, antes mesmo de Belém do Pará existir, havia no local, uma tribo numerosa que sofria com a escassez de alimentos. Como medida extrema para amenizar tal flagelo, o chefe da tribo, o Cacique Itaki, ordenou que se sacrificassem todas as crianças que nascessem a partir daquela data para evitar que sofressem com a fome. Mas quis o destino que sua filha, a bela Iaçá, engravidasse e quando deu à luz, teve sua filha arrancada de seus braços, pois a lei devia ser seguida por todos.

Iaçá chorou muito e amargurada passou a viver reclusa, onde dias e noites rezava para que Tupã lhe enviasse um acalanto para diminuir sua dor. Numa noite de Lua cheia, a bela índia ouviu um choro de criança e viu a imagem de sua cria vinda de uma palmeira desconhecida. Iaçá correu até ela e a abraçou fortemente e dessa forma, dias depois, foi encontrada morta. Seu rosto estampava um lindo sorriso e seus olhos miravam o topo da tal palmeira, que se encontrava abarrotada de um fruto arroxeado que se projetava do caule como lágrimas.

O cacique Itaki compadeceu-se da cena e ao lado da filha ficou se lamentando, até perceber que algumas aves e jabutis se alimentavam daquele fruto, e pensou: “o que era bom para os bichos, nada de mal poderia trazer para a tribo!”. E assim, permitiu que todos os índios comessem o novo alimento. Para homenagear Iaçá, deu ao fruto o seu nome invertido e o Açaí, a partir de então, se tornou sagrado para o povo da mata, pois conseguiu acabar com a fome e o extermínio dos curumins ao revogar a lei antiga que vitimava as crianças de sua tribo.

Foi assim que o Açaí tornou-se a fruta guardiã da cultura belenense, que será contada no Carnaval 2016 pela X-9 Paulistana em cinco atos:

Primeiro Ato: A Lenda do Açaí, a Cultura Tupinambá e o Portal da Amazônia. 
Segundo Ato: O Processo de Colonização, o Fortim do Presépio e a Cabanagem. 
Terceiro Ato: Os Ribeirinhos e o Mercado do Ver-O-Peso. 
Quarto Ato: Morada de Caboclo, o Açaizeiro torna-se Sagrado e importante para Cultura Belenense. 
Quinto Ato: Belém do Pará em Festa comemora as suas Raízes – o Açaí num Círio de Felicidade!

André Machado

Comentários