![]() |
Foto: Foto: Google |
JIO FOLIA - Olá Ruan, você aprendeu a dançar em uma escola voltada para a dança do mestre-sala e porta-bandeira ou no ambiente familiar com algum parente/amigo(a) mestre-sala/porta-bandeira ? Em que ano isso ocorreu ?
Ruan Furtado - Eu aprendi a dançar na rua da Abolição, na suburbana com o Yuri Perroni (Mestre-Sala da Rocinha), na época eu tinha 14 pra 15 anos... ele me ensaiava muito, pois dizia que eu tinha postura para ser mestre-sala, engraçado que passava vários carros (risos) e mesmo assim nem ligávamos e nos imaginávamos na avenida com direito a jurado e tudo. [Foi] No ano de 2010 quando tudo começou.
JIO FOLIA - Qual foi a sua primeira escola como Mestre-Sala? O primeiro desfile foi complicado ?
Ruan Furtado - Minha primeira escola foi a G.R.E.S Unidos de Manguinhos. O desfile foi muito complicado, pois minha fantasia não chegou, foi tudo improvisado... Foi bem maluco (risos).
JIO FOLIA - Você vem construindo uma bonita história como mestre-sala. Você acredita que a manutenção de um casal em uma determinada escola contribui para o bom desempenho do mesmo ?
Ruan Furtado - O desempenho de uma escola é fundamental, do casal mais ainda. O casal tem que ter postura no dia-a-dia, não só dentro da escola como fora também. A harmonia, o amor, o afeto, a amizade e o carinho da escola é importante, pois dá brilho para o casal ter um bom desempenho que dá resultados positivos para a escola, pois o pavilhão é o símbolo maior da escola. Então, se eles não tiverem um bom desempenho, a escola não ganha em nada. A manutenção vem dessas pequenas atitudes.
JIO FOLIA - Como é sua rotina de ensaios e sua preparação pré-carnaval ?
Ruan Furtado - Puxado (risos)! Quando estava no G.R.E.S Acadêmicos do Cubango, ensaiava toda terça, quinta e sábado. Fico bastante tenso, me acho até chato nessa parte, pois gosto de tudo detalhado. Quando não posso dançar com a minha porta-bandeira, ensaio sozinho dentro de casa, de frente pro espelho para ver minha postura, faço vídeos e etc...
![]() |
Foto: Google |
Ruan Furtado - Olha, não tenho costume de usar nenhum dos três, mas gosto muito do leque, acho que ele chama muita atenção.
JIO FOLIA - Qual foi o desfile mais emocionante da sua vida ?
Ruan Furtado - Tive dois... Ano passado pelo G.R.E.S Acadêmicos do Engenho da Rainha e este ano no G.R.E.S Acadêmicos do Cubango. Foi muito emocionante, chorei bastante antes de entrar na avenida, minha fantasia estava linda, foi maravilhoso. 2014 e 2015 foram realmente os anos da minha vida.
![]() |
Foto: Não identificado |
JIO FOLIA - Como todo mestre-sala, sempre queremos dançar em uma escola em especial... Qual escola você deseja defender o pavilhão um dia ou você já realizou isso?
Ruan Furtado - (Risos) meu querido G.R.E.S Império Serrano. É meu sonho dançar lá, verde e branco de coração, onde tudo começou, onde comecei a criar afeto pelo samba com 6 anos de idade. Vim do Império do Futuro como passista. Não tenho nem palavras para decifrar o que pode acontecer se eu vier a defender o pavilhão da minha escola.
JIO FOLIA - Você tem algum mestre-sala que você considere como sua inspiração? Qual?
Ruan Furtado - Tenho sim. Julinho e Phelipe Lemos, são as minhas duas inspirações.
JIO FOLIA - Existe algum preconceito em relação aos casais da Intendente? A classe é unida?
Ruan Furtado - Não que seja preconceito, tem pessoas e pessoas. Algumas pessoas não respeitam os espaços das outras, mas preconceito não rola, até porque, é de baixo que se começa, ninguém vem de cima já preparado e sabendo. Acho [a classe] bem unida, até porque todos tem o mesmo foco.
JIO FOLIA - Você acha que a contratação de coreógrafos ou preparadores de casal é fundamental para uma escola que visa o 10 em todas as cabines de jurado?
Ruan Furtado - Com certeza é fundamental, tudo é uma preparação. O coreógrafo, o preparador, é muito bom pro casal, pois a pessoa de fora identifica os erros, fazendo ajustes, colocando harmonia na dança etc... Ainda mais quando é uma pessoa que nunca dançou uma com a outra. Acho bem legal esses tipos de contratações.
JIO FOLIA - Sabemos o quanto é tensa uma apresentação na frente dos jurados durante os desfiles. Como você se sente neste momento? Rola um friozinho na barriga mesmo ou o Casal tira de letra e segue com a apresentação sem dificuldades?
Ruan Furtado - Dá um friozinho na barriga com certeza. Sempre que entro, que chego na cabine de jurados, entro com o samba na cabeça e fazendo a oração de São Jorge pra não se perder e fazer tudo direitinho. O friozinho com certeza bate rs.
![]() |
Foto: Felipe Araujo |
JIO FOLIA - Pra você, como defensor(a) de um pavilhão que desfila na Intendente Magalhães, qual é a maior dificuldade do local? E qual é diferença entre estar ali e estar na Sapucaí ?
Ruan Furtado - A dificuldade que acho na Intendente é que lá é muito rápido, os desfiles acontecem que nem sentimos, dando a sensação que não mostramos bem o nosso trabalho e a Sapucaí tem aquela estrutura gigantesca que nos obriga a ocupar todo o espaço fazendo o casal a mostrar mais sua dança.
JIO FOLIA - Qual o significado hoje do carnaval na sua vida?
Ruan Furtado - O carnaval na minha vida hoje é muita reltiva, eu amo o carnaval, hoje em dia não consigo mais viver sem ele.
![]() |
Foto: A argentina do Samba |
JIO FOLIA - Alguma dica para quem está começando ou pretende seguir os passos desta distinta carreira de Mestre Sala e Porta Bandeira?
Ruan Furtado - Eu digo o que sempre me falaram: "Tenha foco, paciência e caráter." Não é nada fácil, nada vem muito rápido. O mundo do samba é complicado, mas é uma coisa muito prazerosa. Se tiver vontade mesmo, vai conseguir e chegará onde pretende. São dificuldades, são choros, lágrimas, sorrisos, felicidades, tudo misturado que ali na hora da avenida se mistura e quando você ouve a sirene te deixa muito emocionado, é uma coisa inexplicável.
JIO FOLIA - Chegamos ao fim de nossa entrevista, gostaria de agradecer pela gentileza de responder essas perguntas e te desejar uma ótima temporada de ensaios. Em tempo, gostaria que você deixasse uma mensagem para as pessoas que acompanham o seu trabalho:
Ruan Furtado - Quero agradecer muito o apoio, carinho e reconhecimento. Sou muito grato a todos que me ajudam, que me apoiam e me colocam pra cima, eu reconheço isso de cada um, isso me deixa muito feliz e me motiva, me dá mais prazer para fazer meu trabalho. E quando eu chegar lá no especial estarei aplaudindo cada uma que esteve ao meu lado, muito obrigado mesmo.
Comentários
Postar um comentário