SOBRE O JIO FOLIA

JIO FOLIA



O JIO FOLIA significa Júri Imparcial do Orkut, sim, do finado Orkut. Criado em 22 de setembro de 2007, o JIO completou 10 anos. Os propósitos iniciais da “comunidade” eram:

1º era de ser um fórum para debates e discussões sobre o carnaval, afinal, em 2007 o único local que podíamos falar sobre o carnaval era no “Espaço Aberto” do site Galeria do Samba e que era (ainda é, pois mantém o mesmo layout em 10 anos) bem ruim e desorganizado.

2º era de organizar um Júri com os amantes do carnaval, afinal, todos nós que gostamos de carnaval e escolas de samba já demos notas e muitos adorariam brincar de ser jurado.
Esse ideal do JIO de fazer um Júri foi pioneiro na época e nos fez ser a maior comunidade do Orkut sobre o Carnaval.

10 anos depois e agora no Facebook, com o advento da tecnologia e informática, o JIO continua sendo referência,  continuamos nosso ideal de divulgar a cultura popular do Carnaval do Brasil e também de outras festas como o Festival de Parintins, o qual fez nosso portal receber mais de 10 mil acessos no mês de Junho (recorde absoluto do nosso portal).

Nós não temos “investidores” nem “lucros”, o que gastamos com nossos portais e materiais, como camisas, crachás e demais aparatos para cobrir as festas e manter nossa estrutura, são exclusivamente bancados por nós moderadores e administradores.

Embora tenhamos essa dificuldade financeira, nós não vamos deixar a bola cair e pretendemos buscar ao máximo a profissionalização do nosso trabalho e tentar realizar o nosso projeto, que é buscar cobrir para nosso portal o Carnaval de SP e RJ como Imprensa.

O JIO Folia é dividido em 2 partes:

1º - Virtual:

·   Temos nosso grupo no Facebook que conta com mais de 9000 membros onde realizamos enquetes interativas entre os membros para escolher os melhores casais, interpretes, carnavalescos, desfiles, alegorias, sambas, enredos e etc. do último carnaval e de carnavais mais antigos. Temos também jogos, como o Fantasy e o Patronos FC, que se assemelham ao Cartola FC, temos o Bolão do Carnaval e também do Campeonato Brasileiro. Realizamos com os membros e com os moderadores uma avaliação dos sambas do próximo carnaval com notas de 9 a 10 e no final fazemos um ranking dos sambas que tiveram as maiores pontuações e debatemos isso. Por fim, como Maior Júri Virtual, realizamos o nosso tão conhecido Júri do Carnaval de SP, do RJ e somos mais uma vez pioneiros com o Júri Virtual do Festival de Parintins. (outros meios possuem mais de 20 mil, porém, fica descontrolada, muita gente publicando besteira, assuntos repetidos e o fórum deixam de ser produtivo, contudo, se eu disser que não gostaria de ver o JIO com 10 mil membros ou um pouco mais, eu estaria mentindo, mas tenho certeza que conseguiríamos manter a ordem no grupo, pois temos muitos moderadores e que são competentes. Infelizmente é muito difícil conseguir trazer novos membros para conhecer nosso trabalho, não sabemos como outros meios conseguem crescer em quantidade de membros tão rápido e por isso precisamos melhorar nesse aspecto.

·        Página com mais de 900 curtidas – www.facebook.com/jiofolia.

·    Site Oficial –  www.jiofolia.blogspot.com.br (publicamos diversas matérias sobre diversos temas como: análise de sambas de SP e RJ, análises de enredos de SP e RJ, ensaios técnicos e em quadras em escolas de SP e RJ, entrevistas com torcedores, intérpretes, carnavalescos, diretores, presidentes e etc de escolas de SP, RJ, ES, RS e SC, noticias e informações sobre o Festival de Parintins, dentre outras).

·        Recentemente fechamos uma parceria com a LIESV – Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais para administrar uma rádio em conjunto, então temos uma rádio com um servidor ilimitado para ouvintes e vamos montar nas próximas semanas programações para tocar sambas, realizar transmissões ao vivo e realizar debates com os moderadores e membros do grupo.

2º - Presencial:

·        Frequentamos ensaios nas quadras de SP e RJ fazendo o quadro “Giro Pelas Quadras” mostrando através de vídeos, áudios e textos como foram os ensaios e eventos e aproveitando para entrevistar membros, torcedores, diretores, personalidades, carnavalescos, intérpretes, presidentes e etc.

·         Frequentamos também os ensaios técnicos de São Paulo e Rio de Janeiro no Anhembi e na Sapucaí realizando basicamente a mesma estrutura de cobertura que fazemos no “Giro Pelas Quadras”.

·         Por fim, nosso maior projeto é cobrir como imprensa os desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro. Temos uma equipe extremamente capacitada e capaz de realizar uma cobertura profissional e completa destes carnavais.

Comentários