Vila Maria escolhe samba-enredo para 2019

Samba 4, parceria de Aquiles da Vila e cia, será o hino do próximo carnaval da Vila

A Unidos de Vila Maria, tradicional escola de samba de São Paulo, realizou na última sexta- feira (31) sua final de concurso de samba-enredo. A quadra localizada no bairro Jardim Japão ficou lotada com a grande presença da comunidade. 
Aderindo ao modelo de boa parte das escolas paulistanas, a Vila Maria também “encurtou” seu processo de eliminatórias, realizando as primeiras fases de forma interna e organizando evento para comunidade, imprensa e demais interessados somente na fase final, onde quatro sambas foram classificados.
O JIO Folia te conta agora todos os detalhes sobre a Vila mais famosa. A escola levará o país andino Peru ao Anhembi no carnaval 2019.

UVM com terreiro cheio em sua final de samba enredo (crédito: Marcelo Almeyda/ JIO Folia)

Agosto não pode acabar sem samba
Sambistas de todas as agremiações, celebridades e imprensa acompanharam atentamente a solenidade oficial. No palco, discursaram o presidente Paulo Sérgio Ferreira, da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, o atual presidente da escola, Adilson, e os carnavalescos responsáveis pelo desenvolvimento do enredo, Cristiano Bara e Alexandre Louzada.
Em seguida, foi apresentado aos presentes o pavilhão do enredo 2019  ao som do samba- exaltação e da Cadência da Vila. 
No bailar da porta-bandeira, os movimentos delicados pareciam absorver todas as boas energias emanadas por quem estava presente. O próximo passo era de Wander Pires e seu time de canto realizar a abertura oficial cantando os sambas mais famosos da escola. Agosto estava de partida, mas não ia triste, terminaria sambando no swing da Cadência da Vila.

E por falar em Cadência...
É quase impossível falar em Vila Maria e não citar sua bateria. Os instrumentos bem equalizados deixam os naipes audíveis a ponto de identificarmos seus nomes. Rodrigo Neves, o mestre Moleza com certeza é um “adversário” a ser batido dentro das linhas amarelas do Anhembi. Prova disso são os prêmios conquistados pela Cadência da Vila ao longo dos anos em que o diretor está a frente da batucada. Destacamos também o bom trabalho que a escola realiza com suas oficinas de ensino, a famosa “escolinha de bateria”. No carnaval 2018, a Vila Maria conseguiu atingir a nota máxima em todos os módulos julgadores do quesito bateria.

Finalíssima com todos os ingredientes necessários

Das audições internas, quatro obras numeradas de 13, 33, 10 e 4 foram previamente gravadas pelo Wander e defendidos por ele no palco com a participação dos compositores. Com duas passagens solo e quatro passagens com bateria, a comunidade pode sentir na voz do intérprete como poderia ser o desempenho do samba nos ensaios de quadra e posteriormente no Anhembi.
As torcidas que compareceram em peso levando seus aparatos, bandeiras, fogos e balões defenderam seus sambas de forma ferrenha. Das apresentações, dois sambas se destacaram por sua proximidade com a comunidade.Os sambas 10, da parceria de Dudu Nobre, e 4, de Aquiles da Vila. 

 Torcidas na final da Unidos de Vila Maria (Crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Torcidas na final da Unidos de Vila Maria (Crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Vamos lá, a hora é essa!
Após a apresentação dos quatro finalistas, a diretoria da escola se reuniu para o veredito final. Com o microfone em mãos, o presidente Adilson, relembrou outra final da escola há alguns anos, pediu que a comunidade cantasse o samba vencedor. Sem titubear, os presentes explodiram cantando o refrão composto pela parceria de Aquiles da Vila, Rapha SP, Marcus Boldrini, Salgado Luz e Leandro Flecha. Setembro começou iluminado como o sol que nasce nos Andes. A Vila mais famosa pegou carona nas asas de um condor para tentar alçar seu voo mais alto no grupo Especial do carnaval de São Paulo. O “Eldorado” ou o “Anhembi” é logo ali.


Celebração samba 4 parceria de Aquiles da Vila e Cia depois da vitória (crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Se o coração disparar de alegria, adivinha quem é? 
Dona de um estilo único para escolha de enredos, a Unidos de Vila Maria está nas páginas recentes de nosso carnaval sempre como uma das principais postulantes ao título. Embora, ainda não tenha vencido o concurso do grupo Especial, a escola teve grandes desfiles pelo Anhembi.
No ano de 2008, a Vila homenageou a cultura japonesa com um desfile grandioso, o que garantiu o terceiro lugar da agremiação na apuração daquele ano. A escola ficou apenas 0,25 décimos atrás da campeã Vai-Vai e da vice, Mocidade Alegre. Depois do rebaixamento em 2013, com enredo sobre a Coreia do Sul, a escola desfilou apenas um ano no grupo de Acesso. 
No anos seguintes, a Vila buscou inovações e respirar as fases de ascensão de carnavais anteriores. Para 2019, a escola confia aos carnavalescos Alexandre Louzada e Cristiano Bara a missão de trazer o tão sonhado título para comunidade do Jardim Japão.

No carnaval 2019, a Unidos de Vila Maria será a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 2 de março. Com o enredo “Nas asas do grande pássaro o voo da Vila Maria ao império do sol”, homenageando o povo e a cultura peruanas. 

Samba campeão UVM 2019 (Crédito: Youtube)



Texto: Marcelo Almeyda
Edição: Lívia Martins




Comentários