Luz, câmera e ... samba-enredo: Tigre escolhe “trilha sonora” para 2019

Samba 5, de Acerola de Angola e Cia, vence na Império de Casa Verde

Quadra lotada acompanha a grande final de samba do Império! (Créditos:Vinícius Marques / JIO Folia)


Uma noite de gala. Assim foi o último sábado (25) para comunidade da Império de Casa Verde. A caçula do samba escolheu em sua sede social o samba-enredo que fará uma viagem cinematográfica pela avenida. Três concorrentes abrilhantaram a final do Tigre guerreiro e, assim como na telona, despertaram lágrimas e sorrisos
O JIO Folia mais uma vez estava presente. Confira os spoilers deste filme imperiano.

O filme já vai começar
Assim como uma grande estreia gera apreensão e nervosismo, uma final de escola de samba desperta sensações múltiplas. Nas imediações do terreiro imperiano, grupos ponderavam e discordavam sobre qual deveria ser o samba escolhido e projetavam cenários para cada um deles. A atmosfera estava pronta, com certeza tínhamos ali um enredo de final. A Bateria Barcelona estava posicionada. O público começou a aumentar. Apagam-se as luzes. A sessão vai começar.

Um trailer de sucesso
Além da final de samba-enredo, a noite foi de anúncios na Império de Casa Verde. O carnavalesco Flávio Campello mostrou aos presentes em um telão o novo layout do site da escola. O endereço é www.imperiodecasaverde.com.brO site tem a sinopse do carnaval 2019, notícias da escola e curiosidades do tigre.

Escolha-me se for capaz
Torcidas com bexigas laranjas e azuis. Personagens famosos, como Lanterna Verde, a Bela e a Fera a turma de Star Wars invadem o palco.

intérprete Gilsinho dá o tom e inicia a apresentação do samba 7, de parceria de Jairo Roizen e Cia. Com 3 passagens solo e 5 passagens com bateria, o samba tinha dois refrões que agitaram os torcedores e certamente aumentou a tensão dos jurados. Com apresentação consistentedeixou boa impressão mostrou porque chegou a final superando outras obras. 

Como uma mudança de cena, bandeiras azuis e brancas tomaram conta do cenário.Pessoas com roupas de cores vermelha verde se misturam provocando um lindo contraste de cores. Chuva de papel picado e Celsinho Mody no palco indicavam que mais um samba iria se apresentar. O samba 5, parceria do Acerola de Angola e Cia. Os compositores viraram personagens e do palco interagiam com o público. Uma apresentação de técnica elevada e com um samba de refrão marcante. 

Como em um filme de suspense ficava  cada vez mais difícil saber qual seria o final da trama. 

Apagam-se as luzes novamente. Um gigante robô invadiu o palco sob o comando de Freddy Vianna que comandou o  samba 10, fruto da parceria de Carlos Junior e Cia. O jogo de luzes e a performance do palco enalteceram o samba. Uma apresentação de luxo para finalizar uma disputa que teve toques de ação e muita adrenalina. 

O Império contra-ataca
Enquanto o ambiente ficava tenso pela espera da decisão do júri, Flávio Campello retornou ao palco e convidou os presentes a viajarem pela memória do cinema com uma apresentação performática. Do preto e branco de Chaplin aos heróis modernos e visitando clássicos, como GreaseMoulin Rouge. Era o prelúdio de que o anúncio estava perto e, assim, os créditos finais subiriam na tela da noite chuvosa e fria da madrugada de domingo.


Os super heróis também participaram do lançamento da ICV (Créditos:Vinícius Marques / JIO Folia)

E o Oscar vai para...
Carlos Júnior subiu no palco e assumiu os microfones. Uma enérgica despedida do carnaval 2018 ganhou voz no canto do intérprete. O novo filme da sequência de filmes do Império estava prestes a ser anunciado e “quem for contra vai chorar”. Os novos diretores da trama de 2019 são Acerola de Angola, Almir Mendonça, Luiz Jacaré, Rapha Maslionis,Leandro Rato, Marcelão e Pedro Carmo. Cinema e carnaval, mais uma vez,encenam uma dobradinha de grande sucesso. O Império tentará no próximo ano ganhar o prêmio de melhor filme do Anhembi. 

Compositores do samba 5 vencedor na Império de Casa Verde (Créditos Vinícius Marques/ JIO Folia)

Uma caçula gigante
No grupo especial desde 2003, a Império de Casa Verde tem como característica os desfiles luxuosas e grandes carros. Com apenas 24 anos de idade, a agremiação foi uma das responsáveis pelas mudanças visuais e de organização no carnaval de SP. A primeira delas foi o maravilhoso desfile de 2005. Na época, o que a Império mostrou surpreendeu o mundo do samba e deu à escola o inédito título do carnaval superando as favoritas da época, como a campeã do ano anterior, Mocidade Alegre. Com mais duas conquistas em 2006 e 2016, a caçula também marcou a memória paulistana em 2007 e busca o tetracampeonato usando a sétima arte como mote.Na direção está Flávio Campello e o "Império contra-ataca" estreia na primeira noite de desfiles do Anhembi, no dia 1 de março. A escola é a segunda agremiação da sexta-feira de carnaval em SP.

Momento do anúncio do samba campeão (Créditos:Luiz Henrique/ JIO Folia)

Confira o samba-enredo e a letra da Império de Casa Verde para 2019


Vem ver o meu Império a brilhar
Num filme pra te emocionar
Prepare o coração
E deixa o Tigre te levar

A luz da imaginação

Que ganha projeção e se eterniza
Reluz em nossos corações
Transborda emoções nessa avenida
Guiado pelo encanto num mundo em preto e branco
Deixa o vento me levar que eu vou
Pelos jardins num lindo toque de magia
Pode chover que eu vou cantar de alegria
Encontro além do arco íris um castelo
Seguindo a estrada de tijolos amarelos

A batalha do bem e do mal entra em cena

Toda fantasia invade o cinema
Tem bruxaria no ar, mil maravilhas contar
É aventura, ninguém segura

Romances que tanto marcaram

Não foram deixados no fundo do mar
O futuro não espera, é a nova era numa odisseia espacial
Tudo vai se transformar, tudo pode acontecer
Imperiano, que a força esteja com você
E a Casa Verde mais uma vez vem deslumbrar a passarela
O nosso elenco dando um show na sua tela
Seja você um personagem
A grande estrela da sétima arte


Texto: Marcelo Almeyda
Edição: Lívia Martins


Comentários