"Corri pra ver, pra ver quem era": Nenê escolhe samba-enredo para o carnaval 2019

Quatro sambas disputaram a preferência dos jurados na quadra da Nenê de Vila Matilde. Composição de autoria de Kaska e companhia foi a grande vencedora.
Bandeiras e bexigas foram usadas pelas torcidas na etapa final do concurso
(Crédito: Eric Augusto/ JIO Folia)
O lado leste ficou pequeno com a animação na quadra da Nenê de Vila Matilde. No último sábado (25), os matildenses conheceram o samba-enredo de 2019. O hino que embalará o desfile do ano que vem é de composição de Kaska, Turko, Luis Mancha, Zé Paulo Sierra, Vitão, Maradona, Léo do Cavaco, Fran da Vila, Rafa do Cavaco e Silas Augusto.


Antes do início das audições, os jovens Arthur Santos, 17, e Beatriz Teixeira, 18, foram apresentados oficialmente como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola.


Jovem casal recebendo o primeiro pavilhão da escola das mãos do presidente Rinaldo Andrade
(Crédito: Eric Augusto/JIO Folia)

No total, quatro sambas chegaram na etapa final da eliminatória e os times apresentaram pela última vez as composições. Cada grupo de compositores pode cantar durante 30 minutos. Desses, a Bateria de Bamba acompanhou os sambas cerca de 25 minutos. No júri, alguns membros da diretoria e harmonia observavam atentamente as apresentações.
A competição invadiu a madrugada e, como de costume, o anúncio da escolha chegou junto com a manhã de domingo na zona leste de São Paulo.

No palco, o intérprete oficial da escola, Aguinaldo Amaral, e o presidente Rinaldo Andrade, também conhecido como Mantega, mostraram a união dos setores da escola e ambos afirmaram que todos estavam com o mesmo ideal: levar a escola de volta para o grupo Especial em 2020.

Foi a voz inconfundível de Aguinaldo que entoou os primeiros versos do samba vencedor. A composição de número 9 vai celebrar na avenida a majestade do carnaval brasileiro, a tradicional agremiação carioca, Portela.  De autoria do trio Vladimir Carvalho, Willian Pereira e Felipe Diniz, a águia vai pousar no Anhembi com o enredo "A majestade do samba chegou. Corri pra lá, pra ver quem era. Chegando lá, era a Nenê e a Portela”. A Nenê é a quarta escola a pisar no Anhembi no domingo de carnaval, dia 3 de março. 


Retrospecto amargo
A escola caiu para o grupo Acesso em 2017, depois de um desfile tumultuado em homenagem a cidade de Curitiba. A águia tem 11 títulos na conta, mas faz 16 anos que  não levanta o caneco. 
Em 2018, cantando Iemanjá, a Nenê conquistou um indigesto quarto lugar na apuração. Essa é a terceira vez na história que a agremiação não desfilará na sexta-feira ou no sábado. As outras vezes foram em 2011 e 2009. 

Confira a letra e o samba escolhido para 2019:



(Crédito: BG Clipe/Youtube)


Abre a roda, vem pra cá Seo Nenê
Relembrar os antigos carnavais
Sou Paulo Benjamim de Oliveira
Da jaqueira floresceram tantos imortais
Em Oswaldo Cruz e Madureira
Nasceu minha Águia Altaneira
Nas bençãos de Oranian eu vou
Oxóssi Oke Oke Arô
Orayê Yeo mamãe Oxum
É Clara guerreira lá vem trovoada
Ilu ayê ilu ayê Odara
Sou eu sou eu a campeã do carnaval
22 vezes deu a Águia de natal
Cantei a Amazônia, chorei na avenida
Um Rio que passou em minha vida
Amigo Paulo me inspirei no teu azul
Sou o Cacique desse povo matildense
O canto da senzala ecoou
Chica da Silva encantou toda essa gente
Rodei a baiana fiz o samba aplaudir
Do Largo do Peixe a Sapucaí
Narciso eu sou…o negro é amor
Voei nas asas do ziriguidum
O meu quilombo é sagrado
Batuque de bamba, 11 vezes coroado
Salve o manto azul e branco
Salve a santa, salve ela
Vila matilde hoje é portela
É o Lado Leste cantando assim, ôô
A Majestade do samba chegou
Texto: Lívia Martins






Comentários

  1. Péssimo samba infelizmente a vila perdeu pra ela mesmo.vao ter que adaptar a sinopse no samba pois pediram pra falar dos 70 anos e o samba deixou a desejar. Boa sorte vila pois vai precisar

    ResponderExcluir

Postar um comentário