Barroca organiza evento para lançar samba-enredo de 2019

Escola também comemorou seus 44 anos de existência na festa 

Amanhece na mata e os raios de sol penetram as folhas tocando levemente o solo molhado pela chuva da noite passada. Com seus passos ágeis e certeiros, Oxóssi é o rei daquelas bandas e começa mais um dia de caça. Conhecedor como ninguém daqueles caminhos, ele logo observa uma presa, que sem perceber sua movimentação, anda tranquilamente. Olhos fixados e atentos ao caminhar despreocupado do animal. Óxossi pega seu arco e flecha e dá um tiro certeiro. Poderosa, a mesma flecha chega em solo brasileiro, mais precisamente, na zona sul de São Paulo e não foi por acaso. É lá que a Barroca exaltará o rei das caças e da fartura em 2019. 

Um domingo de comemorações
Além do lançamento do samba-enredo para o carnaval 2019, o domingo foi de muitas comemorações na Barroca Zona Sul. Os aniversários do presidente Cebolinha e da escola também foram comemorados. A verde e rosa celebrou seu quadragésimo quarto aniversário. Foi preparado até um bolo para a comunidade presente, que apesar do tempo chuvoso e frio, festejava em grande número no evento. 





A Barroca Zona Sul comemorou no último domingo seus 44 anos com o lançamento do samba-enredo para 2019 (Créditos: Marcelo Almeyda / JIO Folia SP)

Faculdade do samba em novo local

Inaugurando seu novo espaço, agora próximo ao metrô Jabaquara, a Barroca recebeu também a visita dos representantes da gestão municipal. O presidente da Câmara dos Vereadores e o prefeito regional do Jabaquara garantiram parceria com escola e comentaram que haverá investimentos de melhoria do local, futura quadra da agremiação.

Uma louvação ao rei da fartura

Após as festividades iniciais, foi a vez do intérprete Pixulé tomar o microfone e conduzir a Barroca. O primeiro passo para nova aventura foi se despedir do carnaval 2018, que por muito pouco não garantiu a verde e rosa de volta ao grupo Especial. Logo em seguida, uma solenidade de troca de pavilhões emocionou os presentes. O ambiente já estava bem preparado e era o momento do Pixulé cantar a composição de autoria de Sukata, Morganti, Jairo Roizen, André Valêncio, Robson Cezar, Tubino Meiners, Marcos Thiago, Pixulé e Acerola de Angola.
Com as bençãos do rei da fartura e amparada pelos deuses do Orun, a Barroca buscará o retorno á elite do carnaval paulistano.
A escola foi uma das primeiras escolas de São Paulo a divulgar o seu enredo em homenagem ao rei das matas e das caças. Com "Okê Arô”, a Barroca Zona Sul será a terceira escola a desfilar no domingo, dia 3 de março.



Time de canto preparado para executar o samba de 2019 da Barroca Zona Sul (Créditos: Marcelo Almeyda/JIO Folia)






É XIRE, É XIRE, KOLOFÉ, SARAVA

QUEM MANDA NA ALDEIA É MEU ORIXÁ

BARROCA, NOSSO CASO DE AMOR

A FACULDADE DO SAMBA CHEGOU



NEGRA, A COR DE QUEM SOFREU A INJUSTIÇA

A FÉ QUEBROU A CRUELDADE DAS CORRENTES

FILHO D' YEMANJA E OXALÁ

OXÓSSI CAÇADOR SE FAZ PRESENTE

LAROYÊ... OS CAMINHOS VÃO SE ABRIR

DA LAGRIMA QUE CORRE UM SANTO A SURGIR

OS SEGREDOS VÃO SE REVELAR

VEM DA JUREMA, NATUREZA IMPONENTE.

DAS MÃOS DE OGUM, O SEU OFÁ

LOGUN-EDE ESPALHOU A SUA HERANÇA

NOS VENTOS DE YANSÃ A ESPERANÇA


Ê ... CABOCLO Ê

DONO DA MATA A LUZ DO LUAR

CABOCLO Ê ... ODÉ ODÉ

DONO DA MATA, REI DE KETU ELE É



SALVE A SABEDORIA

A FORÇA EMANA A NOSSA RAIZ

LEGADO DE HUMANIDADE

DA TUA VONTADE EU SOU APRENDIZ

ENTÃO, NO DIA VINTE DE JANEIRO

AO CELEBRAR MEU PADROEIRO

OFERENDAS VOU LEVAR

BARROCA, SEGUE A MADRINHA EM SUA PROCISSÃO

VESTIDA EM VERDE E ROSA

CANTANDO FORTE EM DEVOÇÃO

DO SAMBA A FLECHA CERTEIRA

ILUMINANDO MEU CAMINHO ESPECIAL

EU BATO TAMBOR ... OKE OKE ARO





Texto: Marcelo Almeyda
Edição: Lívia Martins 

Comentários