Ajuste seus ponteiros, a sirene vai tocar!


Obra de Armênio Poesia e Cia é o vencedor na Dragões da Real

Crédito: Divulgação


O tempo não para e o tic-tac anuncia as horas estão passando para mais um carnaval. 
Em busca de seu inédito campeonato, a Dragões da Real no último sábado (18) escolheu o representante que contará a “A invenção do tempo - uma odisseia em 65 minutos.” Em noite de temperatura amena e com a Caverna agitada, duas obras disputaram o primeiro lugar do pódio. E no balanço das horas, o JIO Folia conta como foi essa disputa diretamente “das bandas” da Vila Anastácio. 

          Uma noite especial
O slogan da escola diz tudo: “lugar de gente feliz!” É assim que começa a final em sua quadra. Uma roda de samba de responsa, comandada por um dos melhores intérpretes em atividade do grupo especial, o Renê Sobral. Cavacos e pandeiros no compasso da palma da mão anunciavam um show especial.
No apito do mestre Tornado, o esquenta aumentou a ansiedade e os primeiros acordes do samba-exaltação mostravam que iria começar mais um show.

           O tempo urge e o Anhembi é longo 
Depois de literalmente “esquentar”, a escola começou os preparativos para iniciar a final de samba-enredo. Intérpretes e compositores à sua maneira, se benziam e se protegiam, pedindo às forças do bem e do além para que toda energia positiva pairasse sobre o palco de apresentação.
A torcida se agitava. Com balões e bandeiras, o samba 4 foi o primeiro a se apresentar. Freddy Vianna e Igor Sorriso no melhor estilo Doc Brown e Marty Mcfly inflamaram o público que afinado cantou o refrão da obra defendida. Apresentação segura, com canto constante e uniforme. A apresentação durou aproximadamente vinte minutos para não deixar dúvida de que  aquele poderia ser o samba da escola. 

Após alguns minutos, com mais aparatos e bandeiras, um coro bradou: “Uh! É samba 3, uh! É samba 3.”
 Uma bandeira tricolor é arrumada para dar efeito a apresentação. No palco, Carlos Júnior convoca os presentes a cantar a plenos pulmões. Não há mais tempo a perder e não adianta tentar atrasar. Chegou a hora, os primeiros acordes e a bandeira estirada, o samba começou e contagiou todo o terreiro. O suor brotando na testa informa que chegou o momento de vencer. Com apresentação convincente e tecnicamente perfeita, o samba 3 deixa o seu recado: “é tempo de gente feliz”.

Avante Dragões, chegou sua hora 
A apreensão tomou conta da Caverna. Unidos por um ideal, torcedores dos dois sambas estão atentos às palavras do presidente Renato Remondini.
O futuro começou quando Renê Sobral acendeu o “cachimbo do Saci e o charuto do seu Zé” e cantou o samba vencedor. A parceria de Armênio Poesia, Xandinho Nocera, Léo do Cavaco, Galo, Ronaldo Maransaldi, Renne Campos, Paulo Senna, Alemão do Pandeiro, Fábio Brazza, CG e Wagner Rodrigues foi escolhida. A quadra explodiu de alegria e a festa invadiu a madrugada de domingo.
“Quem sonhar vai viver”e vai torcer para o tempo “voar” só pra ver a escola de gente feliz passar. A Dragões da Real será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 2 de março.


           Uma escola à frente de seu tempo 
Organização é a palavra chave da escola tricolor. Da desconfiança inicial de que seria uma escola ioiô a modelo de gestão administrativa, a Dragões conquista seu lugar dentro do carnaval de São Paulo com várias agremiações tradicionais tentando se adaptar aos novos tempos.
Mesmo sem títulos, a qualidade técnica e plástica impecável da Dragões impressionam e garantem ano após ano a escola como favorita. Em 2012, quando debutou no grupo Especial, conquistou o sétimo lugar e não retornou ao grupo de Acesso desde então.
Em 2017, depois de realizar um desfile tecnicamente perfeito, a escola conseguiu o vice-campeonato e ficou atrás da campeã Tatuapé. A diferença foi de apenas 0,1 décimo entre as duas.
Com enredos impactantes que variam entre homenagens e temas que viajam pelo mundo da imaginação, a Dragões busca alçar voos cada vez mais altos.





Texto: Marcelo Almeyda
Revisão: Lívia Martins




Comentários

Postar um comentário