Em noite marcada pelo nervosismo, Garantido e Caprichoso abrem o 53º Festival de Parintins! Veja fotos das apresentações!

O 53º Festival Folclorico de Parintins teve início nesta sexta feira com as apresentação do Boi Bumbá Caprichoso seguido pelo Boi Bumbá Garantido. Em uma noite marcada por nervosismo e ansiedade, ambas as Associações Folcloricas sentiram o peso da estreia e deixaram a desejar em diversos itens, o que pode custar décimos preciosos na apuração que acontece na segunda feira.

Galeras (Torcidas) dos Bois Caprichoso e Garantido

O Boi Caprichoso com o tema "Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral" foi o responsável por abrir a primeira noite. Com destaque para o conjunto plástico, o Bumbá mostrou toda a qualidade dos seus artistas com muito bom gosto e gigantismo. Dos 21 itens (quesitos) avaliados, o Boi Azul teve alguns problemas em:

Item 13 - Tribos Indígenas e Item 20 - Coreografia onde os adereços de cabeça (cocares) e costeiros durante a encenação "Deusas da Guerra" despencaram no chão prejudicando  o conjunto apresentado;

Item 15 - Figura Típica Regional e Item 16 - Alegorias onde o módulo central da Figura Típica quebrou, impedindo assim de surgir do meio do módulo uma grande escultura, atrapalhando a aparição da Porta Estandarte;

Item 21 - Organização do Conjunto Folclorico onde o Caprichoso teve problemas com o tempo de apresentação precisando apertar bastante o ritmo na segunda metade de apresentação para poder cumprir o tempo estipulado pelo regulamento.

Os demais itens tiveram apresentações seguras e convictos no seu papel na busca do Bi-Campeonato do Festival de Parintins

O Boi Garantido com o tema "Auto da Resistência Cultural" foi o responsável por encerrar a primeira noite. Com destaque para a emoção em um início muito forte em sua Exaltação Folclorica, o Bumbá mostrou toda a garra do povo da Baixa do São José. Dos 21 itens (quesitos) avaliados, o Boi Vermelho teve alguns problemas em:

Item 21 - Organização do Conjunto Folclorico e Item 16 - Alegorias onde quase todas as alegorias apresentadas tinham diversos problemas. Na primeira alegoria, da Exaltação Folclorica, o módulo de Chico Mendes abriu mas a escultura interna não saiu, atrapalhando assim a aparição da Sinhazinha  da Fazenda do Boi Vermelho. A alegoria da Consciência Negra não entrou na arena em função do tempo próximo de estourar.

Item 17 - Lenda Amazônica onde a alegoria não foi armada corretamente na arena nem evoluiu da forma esperada, atrapalhando assim a aparição da Cunhã Poranga. 

Item 15 - Figura Típica Regional onde a alegoria quebrou em diversos pontos, como nos dedos da mão esquerda e no ombro esquerdo, além de problemas sérios de acabamento. 

Os demais itens também tiveram apresentações seguras e corretas na busca de retomar o Campeonato perdido ano passado.

Texto: João Salles
Fotos: Diego Araújo

CONFIRA AS FOTOS QUE A NOSSA EQUIPE TIROU DAS APRESENTAÇÕES:

BOI CAPRICHOSO


































































BOI GARANTIDO 

































































Comentários