De Olho na Personalidade - Jorge Silveira


O JIO Folia trás uma novidade esse ano para seus membros.
Até o Carnaval divulgaremos entrevistas feitas com pessoas que fazem o carnaval
acontecer e dão um show na Sapucaí. Seja carnavalesco, mestre-sala,
intérprete, porta-bandeira ou qualquer outro arquiteto da folia.
Cada um é uma peça fundamental para o bom desempenho de sua agremiação.
O JIO foi atrás dessas pessoas e estamos de ''DE OLHO NA PERSONALIDADE''.


Na entrevista de hoje: JORGE SILVEIRA - SÃO CLEMENTE!


1 – PARA QUEM É NOVO NO CARNAVAL E AINDA NÃO SABE QUEM É JORGE SILVEIRA,
EXPLIQUE RAPIDAMENTE SUA FUNÇÃO E QUAL QUESITO VOCÊ DEFENDE NA ESCOLA.


Resposta: Meu nome é Jorge Silveira.
Sou professor de arte, formado pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Em 2018, eu assino o carnaval da São Clemente, a querida escola da Zona Sul.
Como carnavalesco, sou diretamente responsável pelos quesitos
de enredo, fantasias e alegorias. Mas, naturalmente o meu trabalho se relaciona com
os desdobramentos dos demais quesitos.


2 – APÓS O TURBILHÃO DE EMOÇÕES QUE FOI O CARNAVAL 2017, QUAL SUA EXPECTATIVA
PARA O CARNAVAL 2018, EM RELAÇÃO A TODAS AS AGREMIAÇÕES
E PROPRIAMENTE PARA A SÃO CLEMENTE?


Resposta: Minha expectativa é a melhor possível.
Estamos desenvolvendo um grande projeto, com uma equipe muito unida, dentro do prazo
estabelecido.
Apesar das adversidades de 2017, estamos felizes com o resultado
que estamos construindo.


3- VOCÊ QUE ESTÁ ESTREANDO NO GRUPO ESPECIAL, QUAL A EMOÇÃO E OS DESAFIOS
QUE ESTÁ ENFRENTANDO?


Resposta: A emoção de estrear no grupo especial é enorme.
Um verdadeiro sonho se realizando.
Mas, apesar de ser uma estréia no grupo principal, eu me sinto a vontade e preparado.
Eu já projeto carnavais do grupo especial há anos.
Em 2017, eu tive a felicidade de dois vices campeonatos
(especial de São Paulo e acesso do Rio).
Sinto-me maduro para tarefa e tenho apoio integral da São Clemente.
O maior desafio é honrar a confiança depositada em mim pelo presidente.
Sinto que vamos juntos fazer um grandioso espetáculo.


4 – QUANTO TEMPO ANTES DOS DESFILES COMEÇAR A SUA PREPARAÇÃO
PARA DAR UM SHOW NA SAPUCAÍ?


Resposta: Minha preparação começa assim que o carnaval termina.
O projeto deste ano eu comecei em março de 2017.
Logo no começo do mês, eu já estava no barracão projetando o desfile.


5 – EM APENAS UMA PALAVRA, COMO VOCÊ DESCREVERIA A SÃO CLEMENTE 2018?

Resposta: Grandiosa.


6 – SOBRE AS ALEGORIAS E FANTASIAS, JÁ PODE ADIANTAR UM POUQUINHO
DO QUE VEM POR AÍ NA AVENIDA?


Resposta: Vamos contar a história da maior, mais antiga e importante
escola de arte da América Latina: a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Naturalmente, vamos transformar a avenida numa galeria de arte ao céu aberto.
Nós teremos fantasias de fácil leitura , didáticas e alegorias mais interativas .


7 – QUAL PARTE DO SAMBA ENREDO, É A SUA FAVORITA,
AQUELA QUE TOCA NO FUNDO DO CORAÇÃO?


Resposta: O samba me emociona por completo. Os compositores conseguiram
dar a emoção certa que precisávamos para narrar à história da Escola de Belas Artes.
O refrão principal sempre me deixa com os olhos molhados.
Vai ser uma emoção muito forte quando aquela sirene tocar.


8 – PARA FINALIZAR, DEIXE UMA MENSAGEM FINAL
A TODOS OS TORCEDORES DA SÃO CLEMENTE, E AOS MEMBROS DO GRUPO JIO.
O QUE ELES PODEM ESPERAR DA SÃO CLEMENTE EM 2018?

Resposta: Quero agradecer o carinho de todos.
Estamos muito felizes ( a São Clemente e eu) com o projeto de carnaval 2018.
Estamos na reta final de um sonho que vem sendo montado com muito carinho.
Convido os amigos a acompanharem nosso desfile, cientes que não poupamos esforços para valorizar
o carnaval. Ao falar sobre arte e cultura brasileira, acreditamos que cumprimos
o verdadeiro papel da escola de samba: reverenciar nossa identidade.


Agradecemos ao Jorge pela entrevista e desejamos toda sorte
para ele e a São Clemente nesse Carnaval!


JIO Folia!


Texto: Gustavo Tijucano
Revisão: Lívia Martins

Comentários