De Olho na Personalidade - Bianca Behrends


O JIO Folia traz uma novidade esse ano para seus membros.

Até o Carnaval divulgaremos entrevistas feitas com pessoas que fazem o carnaval acontecer e dão um show na Sapucaí. Seja carnavalesco, mestre-sala,
intérprete, porta-bandeira ou qualquer outro arquiteto da folia.

Cada um é uma peça fundamental para o bom desempenho de sua agremiação.
O JIO foi atrás dessas pessoas e estamos de ''DE OLHO NA PERSONALIDADE''.

Na entrevista de hoje: BIANCA BEHRENDS - BEIJA-FLOR

1- BIANCA BEHRENDS, EXPLIQUE QUEM É VOCÊ, SUA FUNÇÃO E O QUESITO QUE VOCÊ DEFENDE NA ESCOLA.

Resposta: Sou formada em Ciências Sociais e tenho Especialização em Cultura Popular Brasileira - Carnaval, Festas Regionais e Festas Religiosas. Entrei na Beija-Flor em 2003 para ficar num estágio de somente 15 dias, na época sugeri uma referência que veio a ser o Carro Abre-Alas de 2004. Entrei para a Equipe de Criação e oficialmente para a Comissão de Carnaval em 2011, e lá se vão 15 anos.
Sempre trabalhei na área de pesquisa e documentação do Carnaval. Aos poucos, e sempre em equipe, meu trabalho foi sendo direcionado para o campo de enredo. Ano passado, eu recebi um convite da Diretoria da Escola para ser a responsável pelo Departamento Cultural de Carnaval, função que acumulo junto com a Comissão de Carnaval. Os quesitos mais diretamente relacionados ao meu trabalho são enredo e, em seguida, alegorias e adereços, fantasias e samba-enredo.

2 - APÓS O TURBILHÃO DE EMOÇÕES QUE FOI O CARNAVAL 2017, QUAL SUA EXPECTATIVA PARA O CARNAVAL 2018?


Resposta: Esse carnaval será de superação para todas as escolas, pela verba apalavrada que não veio, pelas interdições dos barracões na Cidade do Samba. Mas, o carnaval carioca tem artistas incríveis, muitos são novos. Eu tenho certeza que todos estão dando o seu melhor. A Beija-Flor é uma escola grandiosa, com uma comunidade muito forte, com raça, aguerrida e apaixonada. Temos um enredo atual, um sambão que tem tudo para ser antológico, artistas qualificados e incansáveis, além de uma diretoria que é muito parceira. Fechamos o Carnaval e as expectativas são as melhores possíveis. Vamos entrar na avenida dando o máximo para trazer o caneco para Nilópolis, mas com muito trabalho e respeito. São 13 Agremiações com o mesmo objetivo. Somos guerreiros e certamente vamos disputar esse título.

3 - VOCÊ QUE JÁ ESTÁ NA ESCOLA A ALGUM TEMPO, TODO ANO É COMO SE FOSSE UMA ESTREIA OU O CORAÇÃO VAI SE ACOSTUMANDO COM A ADRENALINA?

Resposta: Para mim é impossível se acostumar. Cada projeto é um filho, literalmente. A gente se dedica o ano inteiro para um espetáculo único de 75 minutos. Eu acho isso muito louco! Aí que está a magia do carnaval, é só essa chance, é tudo ou nada. Na concentração e quando a gente escuta o grito de guerra "Olha a Beija-Flor aí, gente!", quando estouram os fogos...Impossível controlar o misto de emoções - adrenalina, alegria, ansiedade, preocupação. Não tem mais nada a fazer, apenas se entregar de corpo e alma ao desfile.

4 - QUANTO TEMPO ANTES DOS DESFILES COMEÇA A SUA PREPARAÇÃO PARA DAR UM SHOW NA SAPUCAÍ?

Resposta: Agora, por exemplo, com a documentação oficial que compõe o Livro Abre-Alas da LIESA, eu já começo a pensar e estudar possibilidades para o carnaval seguinte, a gente não pára. Com o tempo, eu acho que a gente "aprende a pensar" carnaval. Respiramos isso. Até quando a gente quer descansar, o pensamento dá uma "sabotada" no descanso e tá lá, "maquinando" possibilidades. Porém, eu sou apaixonada por isso tudo, tenho a sorte de ser remunerada para estudar, trabalho com o que eu amo no pavilhão que me acolheu com tanta ternura. Pode parecer piegas, mas paixão é uma coisa que a gente não explica, então o prazer é sempre maior que o desgaste e o cansaço físico e mental.

5 - EM APENAS UMA PALAVRA, COMO VOCÊ DESCREVERIA A BEIJA-FLOR 2018?

Resposta: Reflexão.

6 - QUAL PARTE DO SAMBA ENREDO É A SUA FAVORITA?

Resposta: Isso é fácil (risada). Acho que é a minha parte preferida e da maioria das pessoas, conquistou "geral": "Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora. Feito um arrastão de alegria e emoção, o pranto rola". Sou absolutamente APAIXONADA por esse samba! Ouso a dizer que nunca vi uma final de samba como essa em 15 anos.

7 - SOBRE A COMISSÃO DE FRENTE, FANTASIAS, ALEGORIAS, VOCÊ JÁ PODE ADIANTAR UM POUQUINHO DO QUE VEM POR AÍ NA AVENIDA?

Resposta: A Beija-Flor vem com 05 alegorias, 01 Tripé de Abertura e outros dois ao longo da Escola. Se não me engano, o desfile será composto por 36 Alas e 09 Atos. O conjunto alegórico está mais cenográfico e interativo, "nada é o que parece ser".As alas trazem um pitada de bom humor, já que a sátira sempre foi uma das mais leves e eficazes formas de incitar a reflexão social.

8 - PARA FINALIZAR, DEIXE UMA MENSAGEM FINAL AOS TORCEDORES DA BEIJA-FLOR.

Resposta: Ao grupo JIO, primeiramente, parabéns pela iniciativa e gratidão pelo convite.
Aos torcedores da Beija-Flor e apreciadores do carnaval, independente do pavilhão de seus corações, TODOS nós da Família Beija-Flor estamos muito comprometidos em fazer uma grande festa, um grande espetáculo e querendo muito mais essa estrela.
O nosso enredo e, consequentemente o nosso samba, representam cada brasileiro que se reconhece enquanto um 'filho abandonado da pátria que nos pariu'. É uma proposta de reflexão inspirada num clássico literário que completa 200 anos e fala sobre ganância, abandono, intolerância e redenção. Que seja o carnaval a redenção do sambista mostrando ao mundo o seu real valor em plena pista.


Agradecemos a Bianca pela entrevista e desejamos toda sorte
para ela e a Beija-Flor nesse Carnaval!


JIO Folia!

Texto: Gustavo Tijucano
Revisão: Lívia Martins

Comentários