ANÁLISE DOS SAMBAS ENREDO 2017 - GRANDE RIO

ANÁLISE DOS SAMBAS 2017 – GRANDE RIO 

Escrito por Hyder Oliveira.



A Acadêmicos do Grande Rio inovou ao ser uma das primeiras escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro a definir seu enredo para o carnaval de 2017, com um tema que fez alguns sambistas torcerem o nariz: a baiana Ivete Sangalo. Dona de um carisma único e um talento incontestável, a “Veveta” seguramente tem muita história para contar. A grande crítica se baseou no rótulo de “escola dos artistas” da agremiação de Duque de Caxias e no fato comprovadamente verdadeiro de que a história de Ivete ainda está em fase de construção, pois a mesma ainda é relativamente jovem e permanece no ápice de sua carreira. Considerações feitas, o samba faz jus ao temperamento da homenageada, sendo bem animado e com uma leitura agradavelmente tranquila do enredo.

A GRANDE RIO VEM DAR UM BANHO DE AXÉ
SALVE! TODA ESSA GENTE DE FÉ
O TAMBOR DA INVOCADA PROMETE
LEVANTA A POEIRA IVETE

O refrão principal é extremamente funcional. Ao contrário do Tuiuti, a estrofe mais forte do samba traz em todos os seus versos uma alusão clara ao enredo. Começa falando do gênero musical característico de Ivete, passando pela sua religiosidade, pela exaltação à bateria e ao pavilhão da escola, encerrando com a apresentação da homenageada através de um dos maiores sucessos de sua consagrada carreira. Não apenas isso, mas a melodia é extremamente gostosa e “gruda” nos ouvidos de quem escuta. Tem grandes chances de levantar a arquibancada a cada passada.

BRILHA MINHA ESTRELA
ALUMIA O MEU CAMINHAR
MENINA BAIANA DO JUAZEIRO
SAUDADE MANDOU UM CHEIRO
VELHO CHICO… HISTÓRIAS FEZ LEMBRAR
NOSSA SENHORA SEMPRE A ME GUIAR
SOL INCLEMENTE
TERRA SECA ERA O SERTÃO
ADOLESCENTE, ABRAÇO O VIOLÃO
FORROZIEI, PULEI FOGUEIRA, VIVA SÃO JOÃO
MINHA FAMÍLIA, DOCE INSPIRAÇÃO

Estrofe riquíssima. Existe uma vida contida em 11 versos. Não tive coragem de fragmentar alguma parte, pois cada palavra se complementa. Começa com um feliz jogo de palavras, “brilha minha estrela”, que pode ser interpretado de duas formas distintas: a primeira, e mais óbvia por conta do verso seguinte, é a estrela do céu azul que a menina de Juazeiro olhava a cada noite; a segunda é ela mesma, como uma estrela que vai surgindo e começa a brilhar quando ela descobre seu talento para a música. Na sequência somos apresentados à sua infância e adolescência, na cidade de Juazeiro, na divisa com o estado de Pernambuco, às margens do rio São Francisco, região repleta de misticismo e sincretismo religioso. Com as crenças do místico rio, a fé em Nossa Senhora deu a coragem necessária para seguir em frente com os seus sonhos. Desde cedo, a música era sua companheira noturna, cantarolando e tocando violão, sem deixar de lado as raízes nordestinas, de festas, quermesses e o aguardado São João. Em meio ao calor escaldante do sertão, a família era sua maior aliada em seu sonho de virar cantora.

E LÁ VOU EU, PÉ NA ESTRADA
E LÁ VOU EU, MEU AMOR
OLHOS DE FOGO DA SERPENTE ENCANTADA
ILUMINAVAM MEU DESTINO A SALVADOR

Talvez o ponto mais fraco do samba está no refrão do meio. O samba dá uma cadenciada e perde um pouco o ritmo frenético do início. Mesmo assim, a queda não é tão brusca e a letra dá continuidade à estrofe anterior, ressaltando a força que as lendas do rio São Francisco tinham na vida de Ivete Sangalo, que viajou à capital para se lançar em busca do seu sonho. A jovem levava suas raízes, esperanças e metas para se tornar um símbolo nacional.

CANTEI A NOITE BUSCANDO O QUE EU QUERIA
ALEGRIA! ALEGRIA!
GUITARRA, FREVO, TAMBORES QUE TEM MAGIA
Ê BAHIA! Ê BAHIA!
COM A EVA ENCANTEI TODA CIDADE
NO TRIO ARRASTEI AS MULTIDÕES
CANTO A MINHA VERDADE, AFRICANIDADE
MISTURA DE EMOÇÕES
MEU TIMBAU… VIROU SUCESSO INTERNACIONAL
NOS PALCOS DO MUNDO O ESTRELATO A CONSAGRAÇÃO
MÃE PRETA NO SEU ACALANTO
ME FEZ MAINHA, EMBALEI TODA NAÇÃO
COMUNIDADE, POVO DO GUETO, EU SOU
CAXIAS ME ABRAÇOU

Agora começa a carreira de fato. No início, os desafios de cantar na noite em bares. Teve a influência de grandes artistas da época, como Luiz Caldas, Daniela Mercury e Carlinhos Brown e passou a se reinventar. Com a Banda Eva se notabilizou como a musa do axé, mas cantava de tudo. Músicas românticas, africanas e populares. A sua voz ganhou destaque nacional e a sua irreverência gerou muitos convites. Com a fama consolidada, passou a cantar solo e conseguiu aumentar ainda mais o seu sucesso. Participou de filmes, apresentou programas, se tornou estrela publicitária e agora retorna ao Rio de Janeiro para ser enredo do carnaval da Grande Rio.


O samba tem grandes virtudes e pode cair nas graças do público na Avenida. Não é uma obra-prima, mas tem qualidade e aborda o enredo com maestria. A comunidade de Caxias está de parabéns!!!

PERDEU ALGUMA ANÁLISE? CONFIRA TODAS AS ANÁLISES CLICANDO AQUI!

Comentários