Corujas de todo o Brasil já podem se preparar para o Carnaval Capixaba de 2016. A Unidos de Jucutuquara, vice-campeã do Carnaval 2015, já tem seu samba-enredo para homenagear a capital do Espírito Santo, Vitória. Um dos versos de maior destaque fala da integração da beleza natural do céu e do mar com as diversas pontes que existem na cidade, e canta: “O céu beijando o mar no horizonte / Reflete o seu brilho sobre a ponte / Tão bela a reluzir / Nos olhos da coruja eu vi”.
O samba-enredo que a Jucutuquara leva para a avenida em 2016 é de autoria de Roberth Melodia, Fernando Brito, Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Wagner Mariano, Thiago Meireles, Rodrigo Pinho, Daniel Barbosa e Victor Alves. O samba é valente, como definiu um dos compositores, o carioca Rafael Mikaiá. Ele, que já teve sambas aprovados em escolas como Acadêmicos da Rocinha e Unidos da Villa Rica, compôs pela primeira vez para Jucutuquara e pela segunda vez entrou na disputa capixaba. “É a primeira vez que componho para uma escola que eu realmente torço. O samba foi construído com muito amor, com a preocupação de falar do orgulho que o capixaba tem pela terra”. Mikaiá não tem dúvidas de que o samba vai ser amplamente cantado pelo público do Sambão do Povo. “A preocupação foi justamente fazer com que ele empolgasse e não caísse o rendimento durante o desfile. Tivemos essa preocupação de fazer com que a escola durante o desfile mantivesse o canto forte, a garra. A gente tem que pensar, sim, em ter um samba bonito, mas a gente também tem que pensar em ter um samba valente”, pontuou.
A composição foi a escolhida entre outras 14 obras, que foram apresentadas durante os ensaios do mês de julho no Anchieta Social Clube, no bairro Jucutuquara, em Vitória. A decisão foi tomada por uma comissão composta por diretores da escola e pelo carnavalesco Osvaldo Garcia. No domingo (26), dia da final, o samba escolhido foi cantado por Kléber Simpatia, intérprete oficial da escola, e teve ampla aceitação da comunidade. Nas apresentações do grupo, chamava a atenção a participação do pequeno Pedro Brito, de apenas 6 anos, que chamava o samba. Ele é filho de um dos compositores e intérprete oficial da obra na competição, Fernando Brito. “Sempre tiro o samba junto a ele e ao Icaro, de 2 anos. Eles aprendem antes de mim e é bom que incentivo a continuarem nesse mundo”. É a primeira vez que Fernando ganha uma disputa de sambas-enredo em Jucutuquara e a expectativa do compositor é de que o samba suba na avenida. “Vai levantar o sambão do povo, com certeza! Quero estar na avenida junto, para ver a reação do público e também vou desfilar”.
A Unidos de Jucutuquara, escola do bairro de mesmo nome, em Vitória, foi campeã do Carnaval Capixaba por sete vezes sendo, inclusive, tetracampeã entre os anos de 2006 e 2009. Em 2016, ela leva para o Sambão do Povo o enredo Vitória, que fala sobre as belezas da Capital Capixaba, a vida boêmia, a música, as paisagens naturais e cartões postais da cidade, que é um arquipélago. Os ensaios são realizados todos os domingos no Anchieta Social Clube, que fica no mesmo bairro. A escola leva, em média, 1,4 mil componentes em cada desfile.
No próximo dia 16 de agosto, acontece mais um evento da escola, o Bobó da Nação. A entrada, com direito a um prato de bobó de camarão preparado pelo chef Geraldo, do balneário de Manguinhos, custa R$ 30.
Compositores: Roberth Melodia, Fernando Brito, Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Wagner Mariano, Thiago Meiners, Rodrigo Pinho e Victor Alves
A LENDA VAI SE REVELAR
EM TUAS ÁGUAS QUERO ME BANHAR
FONTE DE TANTA RIQUEZA
DO HOMEM EM COMUNHÃO COM A NATUREZA
VITÓRIA... NAS RUAS CONTEMPLO A SUA PAISAGEM
NA PANELA DE BARRO, GOSTOSA VIAGEM
TEM MOQUECA PRA SABOREAR
ENTÃO, NAS IGREJAS EU REZEI
MINHA FÉ EU DEMONSTREI
NAS FESTAS DE SÃO PEDRO E BENEDITO
OS SONS DO POPULAR AO ERUDITO
O POVO A DELIRAR, É A MAGIA QUE ME FAZ SONHAR
CAMINHANDO ME JOGO NAS ONDAS DO MAR
EMOLDURANDO A PRAIA COM O PÔR DO SOL
ME INSPIROU A INFINITA BELEZA AZUL
BALANÇOU, NAVEGANDO DE NORTE A SUL
NA ILHA A ARTE FASCINA
PELA CICLOVIA O SONHO PASSEIA
CIDADE MODERNA, FUTURO SEMEIA
NO SOPRO DO VENTO A INSPIRAÇÃO
SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO
ENCANTOS... POR CADA CANTO TE ADMIRAR
QUANDO ESTOU LONGE HÁ SAUDADE
E PERTO NÃO ME CANSO DE OLHAR
O CÉU BEIJANDO O MAR NO HORIZONTE
REFLETE O SEU BRILHO SOBRE A PONTE
TÃO BELA A RELUZIR, NOS OLHOS DA CORUJA EU VI
A MAIS LINDA JOIA RARA, É VOCÊ JUCUTUQUARA!
O AMOR DA MINHA VIDA, MINHA PAIXÃO
VITÓRIA, ETERNA BELEZA
CONQUISTOU ESSA NAÇÃO
Créditos: Texto da agremiação
Comentários
Postar um comentário