"Meu brado é forte, quero mudança": Tucuruvi espalha o canto pelo ar para 2019

Com enredo social, Tucuruvi lança samba-enredo para o carnaval 2019




A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi apresentou nesta última quinta feira (06) seu samba- enredo à comunidade da Cantareira rumo ao carnaval 2019. Em uma noite de muito frio, mas de terreiro quente, a escola de seu Jamil mostrou ao público paulista o hino que defenderá em seu próximo desfile.
Com a apresentação do samba-enredo da Tucuruvi restam apenas 3 escolas para apresentarem suas obras deixando sambistas e apreciadores do carnaval paulistano efervescentes do que está por vir. As tradicionais Rosas de Ouro, Vai-Vai e Águia de Ouro ainda não finalizaram suas audições.
Para o JIO Folia, não existe feriado prolongado e nem folga certa quando o assunto é levar o que de melhor acontece nas finais de enredo paulistanas. Venham conosco, por que aqui, o carnaval é o ano inteiro!

Noite de Coração

Além do lançamento do samba-enredo rumo ao carnaval, a Acadêmicos do Tucuruvi também promoveu a coroação de sua nova rainha de bateria Cinthia Mello. Ela substitui a apresentadora da Rede TV, Daniela Albuquerque. Em seu discurso, a soberana exaltou o empoderamento feminino e salientou que para ser rainha não se faz necessário ter dinheiro ou fama. A coroação que contou com toda a diretoria no palco foi realizada por mestre Guma e o carnavalesco Dione Leite. Toda a quadra explodiu no momento do anúncio da coroação da nova rainha. No final, a bela fez jus a seu título e reinou pela primeira vez à frente da bateria do Zaca com muito samba no pé.

Apresentação da nova Rainha de Bateria Cintia Mello (Crédito: Marcelo Almeyda/JIO Folia)

Morada do Samba também prestigiou a coirmã Tucuruvi 

Por quase uma hora, a Cantareira virou bairro do Limão. Isso porque a Mocidade Alegre, atual vice- campeã do grupo Especial do carnaval também marcou presença no lançamento de enredo da comunidade azul, amarela e branca. Junto com o seu intérprete Igor Sorriso e a bateria Ritmo Puro, os presentes cantaram os principais sambas que fazem da escola multicampeã dos desfiles. Foi a primeira vez também que a Mocidade cantou o hino de 2019. Um show que espantou de vez o frio e aumentou o calor que já se fazia presente.

Avante filhos da esperança, pois a Tucuruvi lança seu samba para 2019

Despedindo-se do carnaval 2018, o time de canto da Tucuruvi liderado esse ano pelo experiente intérprete Leonardo Bessa reuniu-se ao centro do palco e como em um jogo de futebol realizou a tradicional junção das mãos unindo suas energias em prol do samba que seria entoado em poucos instantes.
A Tucuruvi, assim como outras escolas, também optou por um samba “encomendado” e eliminanou o concurso de samba-enredo.
Sob muita expectativa que logo após transformou-se em contemplação o hino composto por Fábio Jelleya, Henrique Barba, JC Castilho, Edu Borel, Marcelo Nunes, Newtinho, Igor Soró, Tim Peixoto, Brunão Govetri, Leandro Augusto e Leonardo Bessa foi cantado por toda comunidade por aproximadamente trinta minutos já deixando claro que o carnaval 2019 começava verdadeiramente. Um canto forte de mudança vem da Cantareira. Na Tucuruvi seu povo é feliz e sempre será!


Largada samba 2019 na voz de Leonardo Bessa (Crédito: Marcelo Almeyda/JIO Folia)


Aplausos, lá vem Tucuruvi! 

Uma escola adorada por todos. O mundo do samba tem carinho pela escola do senhor Hussein Abdo Elselam ou Sr. Jamil. Acostumada a variar entre temas sociais, homenagens e enredos históricos, a escola da Cantareira busca superação, após o triste episódio ocorrido próximo ao carnaval 2018. O ateliê da escola pegou fogo destruindo 90% das fantasias da escola. Em uma ação solidária, várias agremiações se dispuseram a ajudar a escola a se reconstruir. Em atitude inédita, a plenária da Liga de SP decidiu que a escola não entraria na disputa. Mesmo assim, a comunidade colocou a Tucuruvi na avenida e em um desfile de superação emocionou a todos os presentes no sambódromo.
Confira o desfile da escola de 2010 em homenagem ao Maranhão. Naquele ano, a agremiação encantou o público, principalmente, com as bossas executadas por Mestre Adamastor e sua diretoria.

Desfile 2010 em homenagem ao Maranhão, bateria foi o destaque da escola (Crédito: Youtube)

Com a assinatura do carnavalesco Dione Leite, a Acadêmicos do Tucuruvi será a quarta escola a desfilar na sexta-feira, dia 1 de março.  O tema com vertente histórica cantará a “Liberdade – O canto retumbante de um povo heroico”. 

Samba 2019 da Acadêmicos do Tucuruvi (Crédito: Youtube)








Texto: Marcelo Almeyda
Edição: Lívia Martins

Comentários