Gaviões apresenta fantasias para o carnaval 2019

Homenagem a Doroty Martos e coroação de Sabrina Sato marcam a apresentação dos pilotos da Gaviões da Fiel Torcida

Uma viagem na história e o ano é 1994. O resultado foi um vice-campeonato que abriu os portais da vitória para a escola de samba que representa o Corinthians no Anhembi. A escola Gaviões da Fiel realizou naquele período o primeiro de muitos desfiles que ficariam marcados no carnaval brasileiro. Depois de 24 anos, a quadra da Gaviões borbulhava novamente sobre um tema já conhecido, porém, novos personagem dão o tom para que uma nova história seja escrita. O enredo "A saliva do santo e o veneno da serpente" tentará quebrar o jejum de títulos do grupo especial da escola que não vence desde 2003. Foi uma noite de surpresas, emoções e muita gratidão. Assim a “torcida que samba” caminha de forma sincronizada rumo a mais um carnaval.

Comunidade presente no lançamento dos pilotos da Gaviões para o carnaval 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Momento de gratidão

Não se pode escrever o futuro sem olhar para o passado. A noite na quadra começa com o rito da troca de pavilhões. Carregando o símbolo do carnaval 2019, o mestre-sala em 1994, Aílton Graça. A presença do importante folião alvinegro deixou os presentes com o olhos marejados. Ao girar o pavilhão, Aílton agraciou e abençoou os presentes deixando os corações palpitantes para o que viria a seguir.

Um furacão invade o palco. Participante do desfile de 94, Doroty Martos era a madrinha de bateria naquele ano. Ela tomou a palavra e pregou a união entre a escola. "Gratidão por estar neste solo sagrado e poder contemplar novamente essa atmosfera", disse a ex-madrinha visivelmente emocionada.

Doroty Martos madrinha de bateria da escola em 1994 foi uma das homenageadas da noite (Crédito:Marcelo Almeyda/ Jio Folia)



Momento da troca de pavilhões 2018/2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Uma nova coroa, uma velha conhecida

O discurso de Doroty abriu as cortinas para que uma velha conhecida da comunidade também fosse homenageada e surpreendida. Sabrina Sato desfila pelos Gaviões desde 2004 e nesse ano foi destaque de chão. Desde 2010, como madrinha da bateria, a apresentadora foi anunciada como rainha da bateria Ritimão, posto que está vago desde o último carnaval. “Sabrina foi escolhida por estar conosco há mais de uma década e por possuir uma grande identificação com nossa comunidade. A escolha certa para este momento", afirmou o presidente Rodrigo González Tapia, o Digão.

Surpresa, Sabrina prometeu retribuir todo o carinho e responsabilidade depositada. “Só tenho a agradecer por todos estes anos. Quero que vocês saibam que eu amo vocês e que eu não estou Gaviões da Fiel, eu SOU Gaviões da Fiel", concluiu a nova rainha.

Coroação de Sabrina Sato como Rainha de bateria da Gaviões da Fiel Torcida (Crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)


Sabrina Sato, Ernesto Teixeira e Doroty Martos á frente da bateria Ritimão de mestre Ciro Castilho (Crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Sou Gavião e você pode acreditar

Após a coroação da nova rainha, Sidnei França, o carnavalesco responsável por reeditar o enredo assinado por Raul Diniz, assumiu o microfone e falou da emoção que é assinar um desfile desta magnitude.

Após o discurso, algumas das fantasias dos setores 1, 2, 3, 4, baianas, crianças e bateria foram apresentadas ao público. Os pilotos estavam bem executados e luxuosos. Destacamos o segmento "chocolate, chiclete e café" com três fantasias dentro de uma ala. As fantasias se complementam e o resultado ficará bonito com a luz do dia.

Ao final da apresentação, o carnavalesco Sidnei França chamou todo a equipe que trabalhou durante três meses para confecção das fantasias e nome por nome agradeceu publicamente a participação nessa primeira etapa do processo. Um gesto que encerrou com chave de ouro uma noite mágica na quadra dos Gaviões da Fiel Torcida.

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito:Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)

Pilotos Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: Marcelo Almeyda/Jio Folia)


Samba 2019 Gaviões da Fiel - A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente (Crédito:Marcelo Almeyda/ Jio Folia)

Uma torcida que samba

Estremecendo não só as arquibancadas, os Gaviões da Fiel Torcida despertam paixões e antipatias. Do vice-campeonato de 1994, ao quarto título do grupo Especial em 2003, a escola acumula desfiles épicos e episódios polêmicos relacionados a sua torcida apaixonada. Destacamos o desfile de 2004, relacionado aos 450 anos da cidade de São Paulo. Um desfile grandioso, mas que culminou com a primeira queda dos Gaviões para o grupo de Acesso do carnaval. "Ideias e paixões: Combustível das Revoluções" é um dos melhores carnavais da primeira década dos anos 2000 pelo samba e pela ousadia da escola por colocar um grandioso desfile no Anhembi.
Desfile Gaviões da Fiel 2004 nos 450 anos de São Paulo (Crédito:YouTube)

Fechando o carnaval de São Paulo no dia 2 de Março, os Gaviões da Fiel será a sétima escola a desfilar. Buscando o quinto título do grupo especial, a escola reedita o enredo “A saliva do santo e o veneno da serpente”, assinado pelo carnavalesco Sidnei França.




Samba enredo 2019 Gaviões da Fiel 2019 (Crédito: YouTube)


Texto: Marcelo Almeyda
Edição: Lívia Martins

Comentários