Após ser alvo de críticas nas redes sociais durante o pré-carnaval de 2017 pelo seu samba, e ter seu rebaixamento para o grupo de acesso selado pelo quesito, o Águia de Ouro reabriu (Mesmo que parcialmente), a sua disputa de samba enredo e traz o tema "Mercadores de Sonhos" para a Folia 2018, abordando o comércio Oriental.
Uma obra que não figura entre os favoritos do público, mas que quando exigida mostra o seu valor e prova que tem potencial. Com mudanças em 8 versos do samba original, foi buscada ao máximo a adaptação ao gosto da comunidade, e da ala musical que conta com a volta de Serginho do Porto, após dois anos de afastamento, completando o trio de intérpretes com Fernandinho SP e Douglinhas, em uma atuação segura, entrosada e sem deslizes!
Salaan Aleikun, que a paz esteja com você é o verso inicial de uma primeira estrofe que busca fazer um apanhado de algumas histórias e contos famosos do Oriente em paralelo com o Carnaval, como nos versos "Mil e uma noites de luar/Palco desta festa popular/Essa aventura não pode ter fim"
Chegando ao refrão central o paralelo com o Carnaval continua, agora, abordando tradições e costumes da região, como a culinária e o pioneirismo e tradição na perfumaria.
O samba chega a sua última estrofe abordando o lado cultural e musical do Oriente, não deixando de lado a exaltação a própria escola, que desemboca em um refrão explosivo, que em seus versos busca espantar qualquer trauma que o último Carnaval possa ter deixado na Pompéia!
Passando despercebido por alguns, mas visível após as primeiras audições, fica o detalhe: Do 5° ao 14° verso, o samba é feito apenas com rimas emparelhadas (Aquelas, que são abertas em uma frase e encerradas no momento seguinte)!
"Salan Aleikun, pode chegar
A nossa história já vai começar
Mil e uma noites de luar
Palco desta festa popular
Essa aventura não pode ter fim
Está escrito assim
Veio de lá de além mar… Além mar
Pra vender e comprar… Encantar
Um mercador de ilusões, torna seu sonho real
É do Oriente um fascínio sem igual
Batucada que sacode… Meu amor
Na mistura do tempero… Tem sabor
Palavras vão fazer você sorrir
Tantos mistérios no olhar a refletir"
Sendo uma agremiação que a mais de 40 anos figura entre as grandes do Carnaval Paulista, o Águia não quer se contentar com menos que o acesso e o seu retorno a elite. Esse desejo é traduzido no último verso do samba, em que uma expressão árabe é usada para resumir todo esse sentimento: Insha'Allah (Se Deus quiser)!
Por: Luiz Henrique
Revisão: Ana Carolina
Comentários
Postar um comentário