Visando arrecadar fundos para construção da Igreja, surge o Festival de Parintins. Conheça mais dessa história!


O primeiro Festival Folclórico de Parintins ocorreu em 1965, promovido pela JAC (Juventude Alegre Católica), sob a presidência de Raimundo Muniz. Com o objetivo arrecadar fundos para as obras da Igreja, a primeira edição do Festival contou com a participação de quadrilhas, e os bumbás Garantido e Caprichoso. Não houve disputa nesse ano, o que só ocorreria no ano seguinte. 

Em 1966, foi realizado o primeiro Festival "oficial", com a disputa entre Garantido e Caprichoso, com a vitória do Boi Garantido. O Festival da JAC foi realizado na quadra da Catedral até 1974. Em 1975 a JAC alugou um terreno na Rua Jonathas Pedrosa, de propriedade do IPASEA, onde ocorreu o 10º Festival, e nesse mesmo ano, foi realizado um Festival paralelo no Parque das Castanholeiras, denominado 1º Festão Folclórico da CCE (Comissão Central de Esportes) também com a disputa entre Garantido e Caprichoso, organizado pelas professoras Odnéia Andrade e Nazaré de Jesus. 

O Garantido sagrou-se campeão nos dois Festivais daquele ano. Em 1976 a festa voltou a ser promovida apenas pela JAC na quadra do IPASEA, com a vitória do Caprichoso. Em 1977 o palco novamente foi o Parque das Castanholeiras, quando o Caprichoso se sagrou bicampeão, e o resultado foi anunciado na mesma noite, na quadra, o que causou grande pancadaria e muita gente internada com ferimentos. 

Em 1978, atendendo à solicitação do Garantido que alegava que a quadra da CCE ficava em "território azul", a JAC transferiu o local da disputa. O Caprichoso participou só na primeira noite, e alegando falta de segurança no local da disputa, não voltou nas noites seguintes, e o Garantido disputou com o Campineiro sagrando-se campeão. Mas em 1979 a JAC, a pedido do Caprichoso voltou a realizar a festa no Parque das Castanholeiras, com nova vitória do boi azul, o que causou muita confusão, e a despedida daquele local. Os bumbás exigiram um espaço neutro, no centro da cidade, e a organização da festa passou para a Prefeitura Municipal, que promoveu o Festival por 3 anos no Estádio Tupy Cantanhede. 

Em 1983, a Prefeitura construiu um Tabladão na área da antiga pista do aeroporto onde hoje é o Bumbódromo, e o Caprichoso por questões políticas não participou da festa novamente, e o Garantido outra vez sagrou-se campeão contra o Campineiro. Em 1984 foi construído no mesmo local um Anfiteatro, com arquibancadas de madeira e piso de concreto, onde a festa aconteceu por mais três anos, até a construção do Bumbódromo em 1988. 

Fonte: Paulinho Faria

Bumbódromo de Parintins - Capacidade de mais de 20 mil pessoas.
Por: Venicius Rocha
Revisão: João Salles





Comentários