Conheça o Tema que o Boi Garantido apresentará no Festival de Parintins 2018!

O 53º Festival Folclórico de Parintins que acontece daqui a duas semanas (29 e 30 de junho e 01 de julho) marcará mais um duelo entre os Bois Garantido e Caprichoso (Vermelho x Azul) no Bumbódromo de Parintins/AM. 

A transmissão do Festival ficará por conta da TV ACrítica (Emissora Local) que cedeu os direitos de transmissão para a TV Cultura poder passar para TODO O BRASIL. 

Logo Oficial - Boi Bumbá Garantido 2018
Falaremos agora do maior vencedor do Festival Folclórico de Parintins, o boi vermelho e branco!

"Auto da Resistência Cultural", esse é o tema que o Boi Garantido escolheu para buscar o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins 2018. O anúncio foi feito em novembro do ano passado, junto com a apresentação de algumas outras novidades, entre elas,  o anúncio  dos novos Artistas da Baixa que farão parte do projeto de Arena que promete ser grandioso, e a mais esperada da noite, a divulgação/apresentação da nova Cunhã-Poranga, Isabelle Nogueira (ex-Rainha do Folclore).

Sobre o tema, Fábio Cardoso (Presidente da Agremiação) parabenizou a Comissão de Artes pela ampliação do debate a cerca do caminho que o Boi Garantido irá trilhar na busca do 32° título. "É um tema riquíssimo e que tem tudo haver com o nosso Boi, com a nossa história e sobre a contemporaneidade. Não temos dúvidas que o pontapé para a vitória foi dado nesta noite histórica", disse. 

O Boi Garantido divulgou um texto em sua página oficial justificando o tema : 

Auto da Resistência Cultural

"Resistir culturalmente tornou-se uma opção de vida do mestre Lindolfo Monteverde ao criar o Boi Garantido em 1913. O folguedo junino que nasce para honrar a promessa de seu fundador a São João Batista, transforma-se ao longo de mais de 100 anos em um instrumento de resistência cultural. A tragicomédia nordestina de Pai Francisco e Mãe Catirina, ao chegar à Amazônia acolhe elementos culturais dos diferentes povos que habitavam ou imigraram para a Região. O resultado dessa transfiguração cultural foi um auto onde caboclos, negros e indígenas puderam se expressar.

Em 2018, o Garantido renova seu compromisso com a realização de uma “Brincadeira de São João” que se constituiu e que se constitui como um espetáculo de resistência pela arte. Essa é a marca do nosso passado e do nosso presente, porquê em nós habita o sentimento do nosso fundador de resistir culturalmente. Defenderemos esse princípio na arena a cada passo de dança dos nossos brincantes, a cada acorde musical das toadas, a cada cena e cenário e cantaremos um mundo harmônico como a nossa Batucada. "

Comentários