Conheça Léo Santos, carnavalesco da Combinados de Sapopemba!

A escola de samba Combinados de Sapopemba, do Grupo 1 da UESP, acertou na semana passada a contratação do carnavalesco Léo Santos, um velho conhecido da escola que retorna para desenvolver e confeccionar o carnaval de 2016, que tem como enredo "Sou quilombola resistência, nos olhos do Brasil. A pastoral da pele escura surgiu".


A Combinados será a 5º escola a desfilar na segunda de carnaval dia 08/02/2016 no Anhembi.

O Blog JIO Folia procurou o Léo para fazer uma rápida entrevista contando um pouco da sua história no carnaval, momentos marcantes e expectativas para o próximo carnaval.

Confira abaixo a entrevista:

1 - Como você conheceu o Carnaval?

Léo Santos: A primeira escola que pisei foi a minha escola que estou ate hoje, em 1999 me apaixonei profundamente pela Nenê de Vila Matilde, comecei na ala das crianças e hoje sou semi destaque da escola.



2- Qual a escola a sua escola de coração?

Léo Santos: Minha Escola do Coração sempre foi e sempre será a Nenê de Vila Matilde.

3- Cite alguns momentos da Nenê que te marcaram e porque

Léo Santos: Tive vários momentos marcantes em minha escola, o melhor momento foi em 2001 quando ela foi campeã, outro momento que marcou foi em 2009 quando a Nenê caiu para o grupo de acesso, fato este que me deu mais força de vestir a camiseta da minha escola.




4- Quais os momentos no carnaval que mais te marcaram e por quê?

Léo Santos: O momento que me marcou no carnaval foi em 2012 quando minha escola estava no aceso com o enredo da Xica da Silva, a Nenê entrou tão forte em busca do retorno que me arrepia só de pensar.

5- Quando o Carnaval se tornou profissão na sua vida?

Léo Santos: O carnaval se tornou profissão desde quando comecei a trabalhar no barracão da Nenê em 2004 como aderecista e até hoje é uma das fontes de ganho que tenho.

6- Quais escolas você já trabalhou profissionalmente e qual o carnaval mais marcante que você assinou?

Léo Santos: Colorado do Brás 2006 - 2007 / Combinados de Sapopemba 2008 - 2010 - 2011 e 2014 / 2015 Unidos de São Lucas. Bom o Carnaval que mais me marcou foi em 2008 quando fui campeão pela Combinados de Sapopemba, foi um ano mágico, onde tudo deu certo, minha comunidade vestiu a camisa e entramos fortes na avenida.




7- Qual o balanço que você faz do seu trabalho e do carnaval da São Lucas de 2015?

Léo Santos: Fazendo uma analise por cima, aprendi muitas coisas na escola, principalmente na frase “nem tudo que reluz é ouro”. COMUNIDADE quente, onde tenho grandes amigos até hoje, foi um carnaval intenso com erros e acertos, mas levarei como aprendizado.

8- Agora com sua volta à Combinados de Sapopemba, qual sua expectativa para essa nova etapa?

Léo Santos: Minha expectativa é a mesma de 2008, vou trabalhar noite e dia para levar mais uma vez a MINHA ESCOLA para o grupo de acesso.

9- Quais as maiores dificuldades encontradas para trabalhar em uma escola da UESP e por quê?

Léo Santos: Não vejo dificuldades na UESP, ( calma vou explicar por que ) a verba é pouca? Sim. Temos dificuldades para trabalhar em um barracão? Sim, porém, acredito na frase “QUEM TRABALHA SEMPRE ALCANÇA”. A escola que se organiza e trabalha o ano todo com festas e eventos consegue largar na frente, com união e força de vontade não tem dificuldade que abale uma base estruturada.


10- Se você pudesse mudar algo no carnaval de SP hoje, o que você mudaria?

Léo Santos: O CARNAVAL é do povo, doí o coração quando você atravessa a avenida e avista ao longe pessoas nas grades de fora querendo ver a emoção de uma escola de samba, mesmo com todo desconforto, em pé e aglomeradas, com brilho no olhar se emocionam, isso me toca muito. Se o carnaval é do povo, tem que ser pra todos.

11- Existe algum tema que você gostaria de desenvolver? Qual e por quê?

Léo Santos: O tema do meu sonho eu já consegui desenvolver, foi a historia de Joãozinho Trinta, onde tive o mérito de levar a COMBINADOS em 2014 para o grupo 1 novamente.

12- Por fim, deixe um recado, uma mensagem pra quem acompanha seu trabalho ou que está lendo essa matéria, o que ele pode esperar de você no próximo carnaval?

Léo Santos: ESTOU MAIS FORTE DO QUE NUNCA, calejado, surrado, mas com uma vontade FORTE no peito, com a mesma HUMILDADE de sempre e AMOR no que faço! Meu carnaval de 2016 está sendo planejado em base de pé no chão, sonhando muito, porém com a nossa realidade. Agradeço muito o carinho de todos do JIO, onde acompanho um dos maiores veículos de informação para os FANÁTICOS como eu da MAIOR FESTA DO PLANETA.



Comentários